Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23834
Título: | A arte como via para a problematização do real: o contributo da análise de obras de arte para a lecionação de temas - problemas - conceitos filosóficos |
Autor(es): | Restivo, Maria Helena de Castro |
Orientador(es): | Manso, Artur |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio versa em torno do Estágio Profissional do Mestrado em
Ensino da Filosofia no Ensino Secundário realizado na turma do 10º A da Escola Secundária com
3º ciclo do Ensino Básico de Vilela. O estágio seguiu as linhas orientadoras definidas no Plano de
Intervenção, intitulado “A arte como via para a problematização do real”, tendo como subtítulo
“O contributo da análise de obras de arte para a lecionação de temas/ problemas/ conceitos
filosóficos”.
O projeto que me propus levar a cabo na minha prática letiva consistiu na utilização de
obras de arte como recurso didático para a lecionação dos conteúdos filosóficos do Programa de
Filosofia do 10º ano. Neste Relatório exponho as orientações teóricas que serviram de base ao
projeto e procedo a uma análise da operacionalização do mesmo na prática letiva. The present Teaching Pratice Report is about the Teaching Pratice of the Master's degree in Philosophy Teaching in the Secondary School carried out in the group of the 10th A of the High School with 3rd cycle of the Basic Teaching of Vilela. The teaching practice followed the lines defined in the Pedagogical Intervention Plan, entitled “The art as way for the problematization of the reality” was entitled, with the subtitle “The contribution of the analysis of works of art for the teaching themes/ issues / philosophical concepts”. The project that I intended to carry out in my school practice consisted of the use of works of art as teaching resource for the teaching of the philosophical contents of the Program of Philosophy of the 10th year. In this Report I expose the theoretical directions that served of base to the project and proceed to an analysis of it in school practice. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23834 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Helena de Castro Restivo.pdf Acesso restrito! | Relatório de Estágio | 1,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |