Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23778
Título: | A relação dos textos filosóficos e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos |
Autor(es): | Alves, Cristina Sofia Mateus |
Orientador(es): | Martins, Custódia |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente trabalho intitulado “A relação dos textos filosóficos e o
desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos” corresponde ao relatório de
estágio em ensino da Filosofia no Ensino Secundário que decorreu no ano letivo de
2011/2012 na Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães, numa turma de
Artes Visuais do 10º ano.
De acordo com os objetivos inicialmente propostos, defendo que a leitura dos
textos filosóficos é essencial e imprescindível numa aula de filosofia, pois têm como
principais objetivos a estimulação e desenvolvimento da capacidade crítica, da
problematização e da argumentação dos leitores. O presente relatório é resultado de
duas componentes, a componente letiva e a componente de investigação.
O relatório é assim composto por uma introdução, três capítulos, uma conclusão,
bibliografia e um apartado de anexos.
A introdução tem como objetivo fundamental descrever, sucintamente, o
trabalho realizado. No primeiro capítulo intitulado “Contexto e Plano Geral de
Intervenção”, é exposto o contexto de intervenção onde decorreu o estágio,
apresentando o plano geral de intervenção. O segundo capítulo intitulado
“Desenvolvimento da Intervenção” descreve o desenvolvimento da intervenção e a
fundamentação dos temas abordados. O terceiro capítulo intitulado “Avaliação da
Intervenção” faz a apresentação da avaliação relativa ao processo de intervenção.
Segue-se a conclusão onde são apresentadas as principais reflexões do trabalho. Na
bibliografia são indicadas as fontes que fundamentam a investigação. Contém ainda um
apartado de anexos de algum material utilizado para a realização do trabalho. This work about “The relation of philosophical texts with the development of students’ argumentative capacity” is the internship report in Philosophy teaching at secondary school during 2011 / 2012 schoolyear at Martins Sarmento Secondary School, in Guimarães, in a 10th grade of a Visual Arts class. The purpose of this report is to show that the reading of philosophical texts is crucial and indispensable in a philosophy lesson since they stimulate and develop the critical ability of readers’ questioning and argumentation. This report is the result of two components, the component academic and research component. This report comprises an introduction, three chapters, a bibliography and attachments. The introduction aims to describe the work done, namely the topic, the purpose, the relevance and background. The first chapter, “Context and General Plan Intervention" explains the background of this internship. The second chapter, titled "Development of Intervention" describes the development of the intervention and the reasons of the topics covered. The third chapter, “Evaluation of Intervention" refers to the evaluation of the intervention’s process. In relation to the last chapter, the main conclusions are presented. The bibliography indicates the sources that underlie my research work. Moreover, there is an appendix of materials used to do this work. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23778 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristina Sofia Mateus Alves.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |