Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23763

TítuloContributos e desafios na dinâmica de um centro novas oportunidades
Autor(es)Gomes, Carla Manuela Rodrigues
Orientador(es)Araújo, Alberto Filipe
Data2011
Resumo(s)A Educação de adultos em Portugal veio tomar nova expressão com a iniciativa Novas Oportunidades. Este programa do governo português veio proporcionar à população adulta com baixas qualificações uma segunda oportunidade de educação/formação. Trata-se de um público que por diversas circunstâncias da vida, se viu impelido a abandonar precocemente o sistema regular de ensino para iniciar a sua vida profissional. A sua adesão a esta iniciativa representa um momento único para que cada adulto possa vir a completar o seu percurso. O presente relatório representa o culminar de uma etapa de estudos - Mestrado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária – após a realização do estágio no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Contributos e desafios na dinâmica de um Centro Novas Oportunidades, como o nome indica, pretendia ser um contributo para uma nova dinâmica deste Centro. A necessidade de mudança solicitada pela directora e acompanhante de estágio foi ganhando sentido à medida que fomos conhecendo in loco o contexto de intervenção. O estágio curricular foi um olhar diferente sobre a realidade e representou o ponto de partida para a mudança de práticas e rotinas. Apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer, o estágio realizado pode ser considerado um contributo para a sua construção, pois de alguma forma procurou sensibilizar as populações menos qualificadas para a importância da educação/formação ao longo da vida. Este tipo de educação/formação pode ocorrer quer em contextos formais, quer em não-formais e informais.
Adult‟s education in Portugal gain a new expression with the initiative “Novas Oportunidades – New Opportunities”. This governmental Portuguese program gave the adult population with low qualifications a second opportunity of education/formation. By diverse circumstances of life, this is a group that had to abandon the regular system of education to initiate a professional life. The adhesion to this initiative represents a unique moment so that each adult can complete his/her pathway. The present report represents the final stage of studies of the Master in Education – Adult Education and Community Intervention – having allowed a internship in a New Opportunities‟ Center in a secondary education school (Escola Secundária da Póvoa do Lanhoso). Contributions and challenges in the dynamics of a New Opportunities‟ Center, as the title indicates, pretended to be a contribution to a new dynamic of this Center. The need of change requested by the director and the internship‟s partner were fruitful as the in loco the context of the intervention was acknowledged. The internship provided a different view over reality and represented a starting-point to a change of practices and routines in the Centre. Despite the long way achieved, this internship was a contribution to the improvement of working processes in the referred Centre, because somehow it sought for the sensitization of less qualified populations to the importance of education/formation throughout life. This type of education/training may occur either in formal or non-formal and informal contexts.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23763
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Manuela Rodrigues Gomes.pdf7,88 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos.pdf6,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID