Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23759

TítuloO centro novas oportunidades numa lógica de educação ao longo da vida
Autor(es)Azevedo, Carlos Alexandre Oliveira e Costa Correia
Orientador(es)Araújo, Alberto Filipe
Data2011
Resumo(s)Este trabalho é o culminar de um percurso de educação e aprendizagem que, numa última fase, implicou o planeamento e execução de uma intervenção numa instituição de educação de adultos – um Centro Novas Oportunidades. Este relatório constitui a súmula desse trabalho, e pretende-se com ele demonstrar que estas instituições têm capacidade e possibilidade de se tornarem polos de educação permanente. Para que tal se tornasse possível, foi feito um diagnóstico de necessidades do públicoalvo, tendo depois sido desenhado um plano de intervenção que almejasse colmatar as dificuldades e lacunas detestadas. Para além disso, o estagiário embrenhou-se no funcionamento do Centro Novas Oportunidades, trabalhou diretamente com a equipa técnicopedagógica e com o público-alvo, desempenhando funções de um Profissional de Reconhecimento e Validação de Competências. Assim, ao longo deste trabalho serão apresentadas as atividades, metodologias e racionais teóricos de suporte a toda esta prática, tão vasta e complexa como apelativa e essencial para a existência de uma sociedade verdadeiramente desenvolvida – a educação.
This work is the finale of an education and learning path which, in a late state, demanded planning and executing an intervention on an adult education institution – a “Centro Novas Oportunidades”. This report sums up of that intervention’s work, and with it we intent to show that these institutions have the ability and capability to become lifelong education places. For that to become possible, a target needs diagnostic was made, having then been drawn an intervention plan that aimed to fulfil the detected difficulties and requirements. Besides, the trainee got deep into the daily work in the “Centro Novas Oportunidades”, worked directly with the technical and pedagogical staff, as well as with the target group of people, playing the role of a Professional for Competences Recognition and Validation. Thus, throughout this work, activities, methodologies and theories will be presented, and they support all this practice, so vast and complex as charming and essential to the existence of a truly developed society – education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23759
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carlos Alexandre Oliveira e Costa Correia Azevedo.pdf
Acesso restrito!
846,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID