Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23754

TitleO ensino profissional como alternativa ao ensino geral
Author(s)Ribeiro, Jorge Humberto Malheiro Barbosa
Advisor(s)Alves, Maria Palmira
Issue date2012
Abstract(s)Os cursos de Ensino Profissional constituem uma realidade recente, com duas décadas de existência. Considerado por alguns setores da sociedade, como um “ensino de segunda” na oferta formativa do ensino secundário, o certo é que, paulatinamente, foi construindo caminhos de sucesso e se transformou num percurso inevitável na vida de milhares de jovens. Hoje, as forças vivas da sociedade, a exemplo do que se passa já há longos anos nos países nórdicos, veem nesta modalidade de ensino uma aposta de futuro, perspetivando-se um crescimento exponencial. A meta 2020 prevê que 70% dos jovens possam no futuro frequentar este sistema de ensino. Sente-se no país a falta de quadros intermédios devidamente qualificados pelo que, a aposta no ensino profissional é comum ao discurso de todos os quadrantes políticos. Neste relatório descreve-se o contexto profissional da intervenção, dando ênfase às práticas de ensino na ETAP – Escola Profissional, uma entidade com fortes ligações ao tecido empresarial local, que privilegia o empreendedorismo, a cidadania, o saber fazer, o saber ser e estar, a pedagogia ativa, o respeito pela diferença e a promoção do sucesso dos alunos. A nossa atuação foi marcada por uma lógica de “aprender a aprender”, construindo caminhos, repensando práticas, interagindo com as diferentes situações educativas que constituem o todo da Escola para, se possível, ser um agente de mudança numa das primeiras escolas profissionais a ser criada no país e a primeira a receber a certificação da qualidade, segundo as normas ISO 9001. Para auscultar o sentir dos alunos em relação a diferentes dimensões educativas que compõem o “todo” Escola, aplicámos nas turmas um inquérito por questionário, fizemos análise documental aos documentos de referência da escola e privilegiámos o contato direto com outros elementos da comunidade educativa. Os resultados obtidos originaram sempre novas propostas de intervenção, visando a melhoria constante das nossas práticas. Os resultados mostram que os cursos do Ensino Profissional são uma alternativa útil, válida e credível em relação ao Ensino Geral. No entanto, uma modalidade não substitui a outra: o ensino profissional e o ensino geral têm que saber conviver e complementar-se, centrando as atenções naquilo que verdadeiramente importa: o aluno!
Vocational Education courses are a recent reality, having existed for two decades. While considered by some sectors of society as “second class education” within the formative offer of secondary education, it is certain that it has been slowly building the paths of success to become an inevitable route in the lives of thousands of young people. Nowadays, society’s vehement forces, as it has been going on for many years in the Nordic countries, see this education modality as a bet for the future, envisaging its exponential growth. By 2020 70% of young people are expected to be able to attend establishments of this educational system. The country seems to lack duly qualified middle management technicians and that is why betting on vocational education is a common factor present in the speeches of all parts of the political spectrum. This report describes the professional context of trainning, emphasizing the teaching practices at ETAP – Escola Profissional, an establishment with strong links to local businesses, which favours entrepreneurship, citizenship, knowing how to do, knowing how to behave, active pedagogy, respect for the difference and the promotion of the students’ success. Our action follows the logic of intervention and of “learning to learn”, building paths, rethinking practices, interacting with different educational situations that constitute the entire School and, if possible, being an agent of change in one of the first vocational schools to be founded in the country and the first one to receive ISO 9001 quality certificate. In order to know the pupil’s point of view in what concerns different educational dimensions that make up the School, the students answered a questionnaire, we performed a documentary analysis of the school’s reference documents and favoured the direct contact with other members of educative community. The results always led to new proposals of intervention, aiming at a constant improvement of our actions. The results show that the Vocational Education courses are a useful alternative, valid and credible in relation to General Education. Nevertheless, one modality does not replace another: vocational education and general education must know how to survive and complement each other, centering the attention on what really matters: a student!
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23754
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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