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https://hdl.handle.net/1822/23710
Título: | O uso do computador portátil da iniciativa e.escola por alunos do 3º ciclo |
Autor(es): | Batista, Sílvia Susana Machado |
Orientador(es): | Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | As TIC são ferramentas chave da sociedade em que vivemos, a Sociedade de
Informação. Nas últimas décadas assistimos à ocorrência de mudanças significativas na
sociedade, provocadas pela introdução das tecnologias e, como não poderia deixar de ser, a
educação não foi exceção.
Foram implementadas em Portugal diversos projetos e iniciativas promovidas pelos
Ministérios da Ciência e Tecnologia e Educação, com o objetivo de implementar, desenvolver e
aprofundar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas e com o
intuito de apetrechar as mesmas a nível informático, integrar a Internet, utilizar as novas
tecnologias, nomeadamente o computador no ensino e formar professores.
O Plano Tecnológico da Educação – PTE - dos XVII e XVIII Governos Constitucionais
constituiu uma das bandeiras políticas do governo que deixou poucos na indiferença com a
distribuição de computadores portáteis pela comunidade educativa através das e.iniciativas que
integra cinco iniciativas: e.escola, e.escolinha, e.professor, e.oportunidades e e.juventude.
O presente estudo incide sobre a utilização do computador portátil da iniciativa e.escola
e teve como principal objetivo averiguar o impacte desta iniciativa nas práticas escolares e no
estudo de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico que frequentam uma escola urbana, a escola
E.B. 2,3 Egas Moniz, localizada em Guimarães e uma escola semiurbana, a escola Básica e
Secundária de Lordelo, localizada em Paredes.
Desenvolveu-se e validou-se um questionário online que foi respondido por 613 alunos,
tendo 341 aderido à iniciativa.
Os resultados permitem-nos concluir que os alunos que mais usufruíram desta iniciativa
foram os que estão abrangidos por um escalão da Ação Social Educativa e foi na escola
semiurbana que um maior número de alunos adquiriu o portátil, devido a usufruir de condições
especiais.
O computador portátil praticamente não é utilizado na sala de aula, e o local de eleição é
o domicílio dos alunos. Constata-se que os alunos assumem que com o computador alteraram
os hábitos de estudo, pois passaram a estudar com o apoio da Internet. As atividades realizadas
em maior número são as de lazer, e as de carater social.
A maioria dos alunos (94%) faz um balanço positivo desta iniciativa e 89% dos alunos
voltava a aderir se surgisse uma iniciativa idêntica. Nowadays, Information and Communication Technology are key tools in the Information Society. In recent decades, we have witnessed the occurrence of significant changes in society, originated by the introduction of technologies and education was no exception. Several projects were implemented in Portugal as well as various initiatives were promoted by Science, Technology and Education Ministries aiming to implement, develop and extend the use of Information and Communication Technology in schools and in order to equip them properly in this matter. To accomplish this goal, the computer was introduced in the class and teachers were trained. The Technological Plan for Education (PTE - Plano Tecnológico da Educação) of the XVII and XVIII Constitutional Governments, was the government main strength that left few indifferent to the distribution of laptops by the educational community through five initiatives: laptops to 1st grade students; 2nd, 3rd and Secondary Grade; teachers; students enrolled in Novas Oportunidades program; and youth associations. This study focuses on the use of the laptop on the initiative e.escola. It aims to determine the impact of this initiative on school practices and on the study process of students of 3rd Cycle of the education system. Two schools were selected E.B. 2, 3 Egas Moniz, an urban school located in Guimarães; and the Básica e Secundária de Lordelo, a suburban school located in Paredes. The sample integrated 341 students from the 7th to 9th grade. A questionnaire was developed to inquire students opinion about e.escola initiative. The results show that those who benefited most from this initiative were the students who are covered by the Educational and Social Association. It was in the suburban school that a larger number of students purchased laptops, due to the special conditions given. The laptop is almost not used in the classroom, and the preferred location to use it is the student’s home. It appears that students agree that the computer changed their study habits since they started to use the Internet to support their studies. Mostly, the activities performed are the leisure activities and the ones with social character. Most students (94%) surveyed makes a positive assessment of this initiative and 89% of students would adhere again if a similar initiative would occur. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23710 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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