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dc.contributor.advisorMoreira, Maria Alfredo-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Elisabete Seabra-
dc.date.accessioned2013-04-15T09:42:36Z-
dc.date.available2013-04-15T09:42:36Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/23690-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)por
dc.description.abstractO estudo que aqui se descreve pretende analisar os modelos de avaliação do desempenho docente vigentes entre os anos 2007 e 2011 e o seu impacto junto dos professores de Línguas Estrangeiras (LEs). Foram estudadas as conceções e perceções de um grupo de professores de LE de uma escola secundária do distrito do Porto, relativas ao modo como viveram este processo avaliativo. O estudo realizado teve como objetivos: I) analisar os referenciais concetuais nacionais e internacionais para a avaliação do professor de língua estrangeira e os normativos vigentes; II) caraterizar conceções e perceções do processo ADD implementado numa escola secundária do distrito do Porto; III) identificar potencialidades formativas e constrangimentos da avaliação do desempenho docente, IV) propor alternativas ao modelo de avaliação do desempenho docente atualmente em vigor, num enquadramento humanista e reflexivo. Partindo de uma análise empírica da legislação que suportou o processo avaliativo, e da exposição de experiências vividas no campo da ADD em determinados países, foram aplicados dois instrumentos: um inquérito por entrevista focalizada e um comentário reflexivo a um grupo de 10 professoras de LEs. Os resultados permitiram concluir que os modelos avaliativos apresentados até à data suscitaram muita controvérsia, advinda da forma como foram implementados, da burocracia implicada em todos os modelos, do impacto irrefletido dos mesmos nas suas carreiras e nas suas vidas, carecendo de algumas modificações, pelo que são sugeridas algumas recomendações neste estudo. O estudo apresenta uma dimensão colaborativa e sustenta-se nos princípios da reflexividade e autonomia como processos que se interpenetram visando uma compreensão de todo o processo avaliativo. Tratando-se de um estudo de caso descritivo e reflexivo, apresenta necessariamente limitações que não permitem generalização nem transferabilidade para outros contextos educativos. Todavia, espera-se que possa contribuir para um novo olhar sobre a ADD e para o finalizar de um caminho labiríntico que, muito negativamente, tem afetado o funcionamento das escolas portuguesas.por
dc.description.abstractThe study here described intends to analyse the teachers’ performance evaluation models in use between 2007 and 2011 and their impact on Foreign Language teachers. The conceptions and perceptions of a group of Foreign Language teachers, from a secondary school from Oporto’s district, regarding the way they lived this evaluation process were studied. The study had as goals: I) analyse the national and international conceptual referential for the evaluation of foreign language teachers and the present regulations; II) characterize conceptions and perceptions of the teachers performance evaluation implemented in a Oporto’s district secondary school; III) identify formative potentialities and constraints in teachers’ performance evaluation; IV) propose alternatives to the present model of teachers’ performance evaluation, in a humanist and reflexive framework. Beginning with an empiric analysis of the legislation that supported de evaluative process, and the exposition of real life experiences in the teachers’ performance evaluation area in some countries, two instruments were applied: an inquiry through a focal interview and a reflexive comment to a group of 10 foreign languages teachers. The results allow concluding that the evaluative models presented until today aroused much controversy, arising from the way they were implemented, from the bureaucracy implied in every models, from the thoughtless impact on the teachers’ careers and lives, lacking some modifications, the reason why some recommendations are suggested in this study. The study has a collaborative dimension and is sustained in the principles of reflexivity and autonomy as processes that interpenetrate aiming a comprehension of the evaluative process. Being a descriptive and reflexive study case, it has necessarily limitations that do not allow generalization or transferability to other educative contexts. However, it is hoped that it may contribute for a new way of perceiving teachers’ performance evaluation and to the ending of a labyrinthine path that, much negatively, has affected the Portuguese schools functioning.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectDesempenho profissionalpor
dc.subjectHumanismopor
dc.subjectSupervisionpor
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectCollaborative workpor
dc.subjectProfessional performancepor
dc.subjectHumanismpor
dc.titleO caminho labiríntico da avaliação do desempenho docente : um estudo com professores de línguas estrangeiraspor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc371.136por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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