Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23640

TítuloTrajetos de literacia de adultos em processos de RVCC : um estudo de caso
Autor(es)Cunha, Juliana Silva
Orientador(es)Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Data2012
Resumo(s)A literacia é hoje entendida como um conjunto de práticas situadas histórica e culturalmente, que tem lugar nas múltiplas esferas e contextos sociais em que os indivíduos se movimentam. Pese embora estas práticas, consideradas vernáculas, sirvam os propósitos dos sujeitos, não são reconhecidas socialmente. Em muitos contextos, apenas são valorizadas e legitimadas as práticas dominantes, adquiridas na esfera escolar. Ora, reconhecer, validar e certificar as competências adquiridas pelos adultos ao longo da vida em contextos formais, informais e não formais é o princípio basilar dos processos de RVCC. Da sua frequência resulta a atribuição de um certificado que confere aos adultos o estatuto de sujeitos letrados, permitindo-lhes serem identificados como competentes, pela sociedade. Assim, utilizando o método de investigação qualitativo, a partir da abordagem biográfica, desenvolvemos o presente estudo comparativo de casos, tomando como objeto de estudo as práticas de literacia de dois adultos envolvidos no Processo de RVCC. Para levar a cabo esta investigação realizamos um inquérito por questionário, duas entrevistas e recolhemos os trabalhos/portefólios elaborados pelos adultos ao longo do processo. Ao analisarmos os dados recolhidos, procedemos à caracterização e comparação das suas práticas de literacia na época escolar, após o abandono da escola e durante a sua participação no processo de RVCC, identificando também as suas crenças, valores, atitudes e representação acerca dos usos dos textos e respetivas funções. Deste modo, tentamos reconstituir o processo de construção das identidades letradas destes sujeitos, evidenciando também as mudanças de práticas implicadas nessa reconstrução. A partir dos dados obtidos, observamos que se para um sujeito o processo de RVCC resulta na construção de uma identidade letrada, no reconhecimento social e, consequentemente, num aumento da sua autoestima; para outro, não é necessário o reconhecimento oficial das suas competências de literacia para que ele próprio se identifique como sujeito letrado.
Nowadays, literacy is understood as a set of historical and cultural situated practices, which take place in multiple spheres and social contexts in which individuals move. Despite these practices, considered vernacular, serve the purposes of the subject, they are not socially recognized. In many contexts, only the dominant practices, acquired at the school are valued and legitimated. To acknowledge, validate and certify the skills acquired by adults in various contexts all along life - formal, informal and non-formal - are the fundamental principles of RVCC processes. Frequency of RVCC processes results in a certificate that gives adults the status of literate subjects, allowing them to be identified by society as competent individuals. Within a biographical approach and using the method of qualitative research we developed this comparative case study, having as object of study the literacy practices of two adults involved in RVCC process. For this research we made a questionnaire survey, two interviews and analyzed portfolios prepared by adults along the process. During the data analysis, we characterized and compared the literacy practices of the two adults during school time, after dropping out of school and during their participation in the RVCC process. We also identified their beliefs, values, attitudes and representations about the uses of texts as well as their functions. So, we tried to reconstruct the process of construction of literate identities of these persons, showing also the changes of practices involved in this reconstruction. With the data obtained we observed two different situations. In one case, the RVCC process for one of the subjects results in building a literate identity in social recognition and consequently increases his self-esteem. In the other case, we observed that it is not necessary the official recognition of literacy skills for the person to feel as and to be a literate subject.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23640
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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