Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23395
Título: | Os dois diretos : contributos da Comunicação nas aptidões dos assistentes de programas, entre o direto televisivo e o direto das redes sociais |
Autor(es): | Ferreira, Isabel de Fátima Velho |
Orientador(es): | Sá, Alberto |
Palavras-chave: | Televisão Magazine Entretenimento Redes sociais Praça da Alegria Television Entertainment Social networks |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Sendo a televisão um meio integrado no quotidiano social, os programas exibidos
tendem a aproximar-se da população com o intuito de cativar a maior audiência possível. Neste
sentido, os programas em direto - e nestes incluem-se os magazines e os talk-shows -, por serem
capazes de abranger uma grande variedade temática durante a emissão ao vivo, são os que
mais se aproximam do grande público.
A pertinência da questão, abordada ao longo deste relatório, advém do facto de o
Facebook ter assumido uma grande importância no quotidiano de uma boa parte da população.
Este serviço da Web 2.0 tem servido para uma plêiade alargada de atividades, desde as de
comunicação interpessoal às de divulgação cultural, passando mesmo pela propaganda
publicitária e pela reivindicação de direitos civis e políticos. Serve, ainda, como expressão de
ideias do indivíduo ou do coletivo.
Este contexto não é de ignorar por parte das assistentes de programas (neste caso
concreto), quando lidam com informação e atividades que se desenvolvem, em modo crescente,
no Facebook, enquanto auxiliares da dinâmica interativa dos programas televisivos em direto.
Assim, o sentido é o de contextualizar o processo de comunicação através das redes sociais, no
caso concreto do exemplo de referência que constitui o Facebook, quando associado à dinâmica
do direto televisivo.
Por uma questão de coerência, o magazine que servirá de exemplo ao longo do relatório
será o “Praça da Alegria”, visto que foi este o contexto em que o estágio foi realizado. Como
referido, a rede social a estudar será a do Facebook, por ser esta a que é utilizada no referido
magazine. Being the television integrated into everyday life, programs tend to appear closer to the population in order to attract the largest audience possible. According to that, direct programs - including the magazines and talk shows – are able to cover a great variety of topics during the live broadcast, those are closer to the general public. The relevance of this issue described in this report stems from the fact that Facebook has assumed a great importance in daily life in a part of the population. This Web Service has been used for multiple activities, from interpersonal communication to the dissemination of culture, passing through advertising and the claim of civil and political rights. That serves also as an expression of ideas of the individual or collective person. The assistants of programs (in this case) cannot ignore this context when dealing with information and activities that are develop in Facebook, while auxiliaries of the dynamics of interactive television. So, the main goal is to contextualize the process of communication through social networks, in this case the reference example is Facebook, when associated with the dynamics of direct television. For the sake of consistency, the magazine that will serve as an example throughout the report will be "Praça da Alegria" because this was the context of training developed. As mentioned, the social network Facebook will be studying, since this is the only one used in that magazine. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23395 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isabel Maria Dias Fernandes.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |