Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23251
Título: | Testemunhos de género, mulheres no ensino superior |
Autor(es): | Cruz, Judite Zamith |
Data: | 2012 |
Editora: | Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação |
Resumo(s): | Que percursos de formação me foram importantes ou decisivos? Essa foi a única "instrução" para a criação de narrativa escrita. Pessoas que narrem e reflitam nas suas raízes poderão ir mais adiante? Talvez sejam os primeiros anos, o horizonte para eixos de vida com sentido (Perec, 1975). Quando «não sei como chamar a esta história» (Duras, 1994), terá ela significado? Doze professoras universitárias participaram com relatos escritos para o curso em Histórias de Vida mas, na investigação por amostragem intencional e variacional - Grounded Theory, a amostragem é de categorias (não de pessoas), maximizando a descoberta de diferenças, a nível dimensional ou a nível de categorias opostas (Strauss Corbin, 1990). O primeiro objectivo da presente investigação da linguagem em contexto é procurar "regularidades" nas vidas das docentes, por análise estrutural de categorias/códigos do discurso, texto ou narrativa. A reconfiguração de textos por Grounded Theroy (investigação), é constrastante com o Método de Histórias de Vida (formação), dirigido à compreensão do significado de textos, ações e interações (Tesh, 1990). Tivemos a intenção de estabelecer nexos entre conhecimentos metodológicos e domínios teóricos da psicologia interpessoal e memória social no feminino. Partilhamos o que no século passado aprendemos, nem sempre "bem" e precisamos de desaprender. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23251 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Testemunhos de Género, mulheres no Ensino Superior.pdf | 289,1 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |