Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23251

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Judite Zamith-
dc.date.accessioned2013-02-28T16:27:56Z-
dc.date.available2013-02-28T16:27:56Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/23251-
dc.description.abstractQue percursos de formação me foram importantes ou decisivos? Essa foi a única "instrução" para a criação de narrativa escrita. Pessoas que narrem e reflitam nas suas raízes poderão ir mais adiante? Talvez sejam os primeiros anos, o horizonte para eixos de vida com sentido (Perec, 1975). Quando «não sei como chamar a esta história» (Duras, 1994), terá ela significado? Doze professoras universitárias participaram com relatos escritos para o curso em Histórias de Vida mas, na investigação por amostragem intencional e variacional - Grounded Theory, a amostragem é de categorias (não de pessoas), maximizando a descoberta de diferenças, a nível dimensional ou a nível de categorias opostas (Strauss Corbin, 1990). O primeiro objectivo da presente investigação da linguagem em contexto é procurar "regularidades" nas vidas das docentes, por análise estrutural de categorias/códigos do discurso, texto ou narrativa. A reconfiguração de textos por Grounded Theroy (investigação), é constrastante com o Método de Histórias de Vida (formação), dirigido à compreensão do significado de textos, ações e interações (Tesh, 1990). Tivemos a intenção de estabelecer nexos entre conhecimentos metodológicos e domínios teóricos da psicologia interpessoal e memória social no feminino. Partilhamos o que no século passado aprendemos, nem sempre "bem" e precisamos de desaprender.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleTestemunhos de género, mulheres no ensino superiorpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate12 - 15 dez. 2012por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationConferencePlaceInstituto Politécnico de Viana do Castelopor
oaire.citationTitle8º Encontro Internacional das Artespor
sdum.conferencePublication8º Encontro Internacional das Artespor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Testemunhos de Género, mulheres no Ensino Superior.pdf289,1 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID