Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23068

TítuloProblemas e desafios na formação inicial de professores em Angola: um estudo nos ISCED da Região Académica II
Autor(es)Cardoso, Ermelinda
Orientador(es)Flores, Maria Assunção
Data6-Dez-2012
Resumo(s)A formação de professores constitui a pedra angular para o desenvolvimento de qualquer sociedade. A formação e o desenvolvimento de conhecimentos e competências para a docência, nos dias de hoje, constituem os aspetos que mais preocupam as políticas e os sistemas educativos, se tivermos em conta as novas funções que são exigidas às escolas e, concomitantemente, aos professores. Os paradigmas de formação de professores expressam as ações e práticas que implicam a determinação da finalidade desse processo, tendo em conta o perfil que se deseja. A formação de professores tem sido explorada na literatura especializada a partir de duas grandes perspetivas: perspetiva centrada na ajuda e apoio ao aluno futuro professor na construção da identidade profissional, que confere ao processo formativo um caráter individual e a perspetiva centrada no carácter colaborativo, ou seja, direcionada para os processos de formação permanente, de desenvolvimento profissional, entre outros. O objetivo deste estudo foi compreender o processo de formação e desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes nos alunos futuros professores no seu processo de formação inicial, especificamente no contexto dos Institutos Superiores de Ciências da Educação circunscritos à Região Académica II, localizados na região central litoral de Angola. Procurou-se analisar e discutir o modelo de organização curricular de formação de professores, as políticas de formação inicial e as competências essenciais a desenvolver no futuro profissional de ensino face às exigências da reforma curricular em curso desde 2004. Realizámos esta investigação, através de um inquérito por questionário, a uma amostra de 275 alunos futuros professores do 4º ano do curso de Pedagogia, regular e pós-laboral, com o propósito de compreendermos em que medida o atual modelo permitia o desenvolvimento de conhecimentos e de competências necessárias ao exercício da docência bem como a visão do processo de formação na perspetiva dos estudantes. Também foi realizada, com igual objetivo, uma entrevista a 30 formandos, no sentido de aprofundar os dados recolhidos através do questionário. Foi também realizado um questionário a 47 professores formadores, no sentido de analisarmos a sua visão sobre o modelo de formação de professores, bem como a sua organização curricular e o modo como possibilita o desenvolvimento de conhecimentos e competências profissionais, de modo a fazer face aos desafios inerentes à profissão docente no atual contexto angolano. De igual modo, e tendo em conta o mesmo objetivo, foram efetuadas 13 entrevistas a 13 formandos. Terminámos o processo de recolha de informação com a realização de entrevistas a 5 decisores políticos, com o objetivo de conhecermos a sua perspetiva sobre a formação de professores e as políticas de formação inicial. Os dados recolhidos através do questionário foram tratados através do programa SPSS, versão 19.0, e os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo. No sentido de se apresentar, de modo mais esclarecedor e compreensivo, os dados, optou-se por uma abordagem integrada no sentido de analisar as perceções dos alunos futuros professores, dos professores formadores e dos decisores políticos. A análise dos dados obtidos através dos questionários e das entrevistas permitiram-nos concluir que o modelo atual nos ISCED é sobretudo academicista e enciclopédico, que inclui uma breve e ténue formação pedagógica devido ao pouco tempo para esta componente. Os conhecimentos e competências situam-se na aprendizagem das situações a nível das dimensões de uma aula e da formulação dos objetivos didáticos, ficando para trás os aspetos que promovem competências para a autonomia da aprendizagem do professor e que favorecem o seu desenvolvimento profissional. Da leitura dos resultados emergem as seguintes conclusões: curta duração da prática pedagógica; falta de coerência entre a formação e a prática esperada do futuro professor; subjetividade na avaliação das aprendizagens; excesso de alunos por professor/orientador de Prática Pedagógica, desarticulação entre os professores de Prática Pedagógica I e II. Conclui-se, também, que não existe uma articulação entre a política de formação e o modelo adotado, na medida em que os Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED), encarregues de formar professores para as escolas de formação de professores, para o Magistério Primário e, de modo geral, para todo o sistema educativo, se inscrevem em modelos de formação que se afastam das políticas do Ministério da Educação. As implicações deste estudo são discutidas a nível da formação de professores no contexto dos ISCED afetos à Região Académica II, o que não significa que não possam ser generalizadas a outras instituições, desde que se tenham em consideração as características específicas do contexto.
Teacher training is considered to be a crucial factor for the education development of any society. Nowadays, the formation and development of knowledge and skills for teaching are the aspects that most concern the political and educational systems, if we take into account the new roles that are required for schools as well as teachers. The paradigms of training teachers convey the actions and practices involving the determination of the purpose of this process, taking into consideration the required profile. Teachers’ education has been explored in literature from two major perspectives: one perspective focused on assisting and supporting future teachers in constructing a professional identity, which gives an individual character formation to the process. The other perception emphasizes the collaborative feature; in other words, it is directed to the processes of permanent training and recycling, among others. The goal of this study is to understand the process of training and developing skills and attitudes of preservice teachers, especially in the context of Superior Institutions of Education confined to the Academic region II, located in the central coast of Angola. The model curriculum for teacher education, policies suitable for initial training and the essential skills needed in the professional future of education that meets the requirement of curriculum reform since 2004 are analysed. A questionnaire to a sample of 275 student teachers of the 4th year of the course of Pedagogy regular and post-employment was adminstered. This aims at understanding to what extent the current model allows the development of knowledge and skills needed for the teaching profession. It was also applied, with the same purpose, an interview with 30 trainees in order to gather information that might be implicit in the questionnaire. A questionnaire to 47 teacher educators was done in order to analyze the kind of professional knowledge and skills considered to be important during the training process in the context of the Superior Institutes of Science Education. In order to face the inherent challenges in the teaching profession in the current Angolan context, and for the same purposes, 13 interviews were conducted to teacher educators. The process of data collection also included interviews with 5 policy makers, with the aim of knowing the relationship between the model adopted for training teachers and the policies of initial training. Data collection from the questionnaire was processed with the use of SPSS, version 19.0 and the data obtained through interviews were subjected to content analysis. In order to present the work in a clear and comprehensible way, an integrated approached was used. This enabled to analyse the perceptions of student teachers, teacher educators and policy makers. Data analysis of both questionnaires and interviews allowed us to come to the conclusion that the current model is academic and encyclopedic, which includes a brief pedagogical training due to the little time to this component. The knowledge and skills lie in learning situations in terms of the dimensions of a lesson and the formulation of educational goals, with little attention to those aspects that promote skills for the autonomy of teacher learning and professional development. From the data, a number of conclusions may be drawn: short term pedagogical practice; lack of coherence between training and practice expected of student teachers; subjectivity in the assessment of learning; too many students per teacher/advisor of Pedagogical Practice, lack of articulation between teachers of Pedagogical Practice I and II. Also there is a missing link between training policy and the adopted model, as the Superior Institutes of Education (ISCED) in charge of training teachers for schools, for Primary Professorship in general, for the entire educational system of Angola are not aligned with the policies of the Ministry of Education. The implications of this study are discussed in the teachers’ training in the context of ISCED pertaining to the Academic Region II, but this does not mean that they cannot be generalized to other institutions, as long as the specific characteristics of the context are taken into account.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo de conhecimento em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23068
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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