Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/22990
Título: | Reciclagem de polímeros : uma abordagem em contexto escolar |
Autor(es): | Almeida, Paula Maria Dias de Castro |
Orientador(es): | Botelho, Gabriela Silva, Maria Manuela |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O volume de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente nas
últimas décadas. Se por um lado estas embalagens facilitam o transporte e asseguram
as condições de conservação e higiene dos produtos, por outro, provocam problemas
com a qualidade e quantidade de resíduos produzidos, uma vez que estes na sua
maioria não são biodegradáveis e são de difícil destruição.
Na sequência desta problemática surge a reciclagem como tentativa de minimizar os
malefícios ambientais que surgiram com o uso massivo de embalagens.
Com o presente trabalho pretendeu-se identificar quais os principais polímeros que
constituem os resíduos/embalagens mais consumidos numa escola, estudar as
condições que a Escola Secundária de Ponte de Lima oferece para a reciclagem, avaliar
a sensibilidade dos alunos face ao tema e compreender a importância do trabalho
experimental na aquisição de conhecimentos. Todos estes parâmetros têm como
objetivo comum dar um contributo na abordagem da Unidade 3: Plásticos, Vidros e
Novos Materiais do programa da disciplina de Química 12º ano, lecionado atualmente.
Nesse sentido procedeu-se à recolha de resíduos/embalagens de ecopontos amarelo
da escola (embalagens de iogurte sólido, iogurte líquido, mousse de chocolate, garrafa
de água, creme das mãos, isolante de fio condutor e palhinha de sumo) os quais foram
posteriormente avaliados através de testes físico-químicos, espectroscopia de
infravermelho e calorimetria diferencial de varrimento, de forma a serem identificados
os principais polímeros constituintes dos resíduos/embalagens. Comprovou-se que os
polímeros utilizados são: poli(estireno), poli(tereftalato de etilo), poli(etileno) de alta e
baixa densidade, poli(propileno) e poli(cloreto de vinilo).
Paralelamente aplicou-se o trabalho laboratorial de identificação de polímeros por
testes físico-químicos em contexto de sala de aula, com as duas turmas de 12.º ano de
Química da Escola Secundária de Ponte de Lima. De forma a avaliar a utilidade da
atividade laboratorial na aquisição de conhecimentos, aplicou-se o mesmo inquérito
antes e após a atividade, tendo-se verificado um aumento de 28 % nas respostas
corretas no segundo inquérito face ao primeiro. Foi possível concluir que a atividade
laboratorial é, sem dúvida, um excelente meio para o desenvolvimento da
competência de aprender. The volume of packaging and disposable products has increased significantly in recent decades. If, on one hand, this facilitates transport packaging and storage conditions, ensure product hygiene and, secondly, cause problems with the quality and amount of waste, since they mostly are not biodegradable and are difficult to destroy. Following this issue arises recycling as an attempt to minimize the environmental harm that arose with massive use of packaging. The present work aimed to identify which major polymers that constitute waste packaging are more consumed in school, study the conditions that the High School of Ponte de Lima offers for recycling, to evaluate the sensitivity of the same students face and understand the importance of experimental work in knowledge acquisition. All these parameters have the common objective to contribute in addressing the Unit 3: Plastics, Glass and New Materials from the syllabus of Chemistry 12th year, currently taught. Accordingly proceeded to collect waste packaging of yellow ecopoints (packs of yoghurt solid, liquid yogurt, chocolate mousse, water bottle, hand cream, insulating thread and straw juice) which were subsequently evaluated through physico-chemical, infrared spectroscopy and differential scanning calorimetry, in order to identify the major constituents of the waste polymer package. It was shown that the polymers used are: poly(styrene), poly(ethylene terephthalate), poly(ethylene) of high and low density, poly(propylene) and poly(vinyl chloride). Alongside applied the laboratory work of identifying polymers by physico-chemical tests in the classroom, with two classes of Chemistry 12th year of High School of Ponte de Lima. In order to evaluate the usefulness of laboratory activity in the acquisition of knowledge, we applied the same survey before and after it, having been a 28 % increase in correct answers in the second compared to the first survey. It was concluded that the laboratory activity is undoubtedly an excellent way to develop the competence to learn. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/22990 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CDQuim - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula Maria Dias de Castro Almeida.pdf | 5,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |