Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/2284

TitleAcessando o factor de visão do céu no Campus de Gualtar
Author(s)Souza, Léa Cristina Lucas
Rodrigues, Daniel Souto
Mendes, José F. G.
KeywordsSky view factor
GIS
Issue dateSep-2004
PublisherEdições Almedina, S.A.
Citation"Contribuições para o desenvolvimento sustentável em cidades Portuguesas e Brasileiras". Coimbra : Livraria Almedina, 2004. ISBN 972-40-2346-X. p. 31-42.
Abstract(s)Estabelecendo uma integração entre um SIG-3D e uma ferramenta ambiental de avaliação térmica urbana, a pesquisa apresentada neste artigo propõe a otimização de sub-rotina desenvolvida para cálculo, visualização e quantificação do fator de visão do céu (FVC). Este fator representa um parâmetro geométrico urbano diretamente relacionado às condições térmicas de um determinado local, pois influi na troca de calor na malha intra-urbana. Um ambiente SIG-3D é apropriado para este tipo de integração, uma vez que possibilita o armazenamento, tratamento e análise de dados tridimensionais do espaço urbano e, associado a uma rotina de cálculo nele implantada, pode determinar aquele fator, reduzindo o seu tempo de cálculo e representação gráfica. A sub-rotina 3DSkyView originalmente criada foi incorporada ao software ArcViewGIS 3.2 permitindo obter de forma automatizada o delineamento e a determinação de fatores de visão do céu. Nesta nova otimização o objetivo consiste em dotar o 3DSkyView da aptidão de calcular automaticamente o FVC para um conjunto de observadores (pontos) distribuídos num cenário (área em estudo). Na versão atual, isso seria possível somente invocando a extensão tantas vezes quanto o número de observadores presentes no cenário.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/2284
ISBN972-40-2346-X
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-PT - Capítulos/Artigos em Livros Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
972402346x_2.pdf443,73 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID