Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/2283

TitleAvaliação da qualidade de vida em cidades: fundamentos e aplicações
Author(s)Mendes, José F. G.
Keywordsqualidade de vida
Issue dateSep-2004
PublisherEdições Almedina, S.A.
Citation"Contribuições para o desenvolvimento sustentável em cidades Portuguesas e Brasileiras". Coimbra : Livraria Almedina, 2004. ISBN 972-40-2346-X. p. 53-65.
Abstract(s)A problemática da qualidade de vida em áreas urbanas vem a ganhar importância acrescida face à tendência para a urbanização global que se observa ao nível mundial. A avaliação da qualidade de vida é uma condição prévia à formulação de estratégias e soluções, que está necessariamente na agenda de investigadores, decisores e utilizadores da cidade. Neste artigo pretendeu-se fazer uma resenha daquela que tem sido a abordagem e os resultados de uma equipa de investigação da Universidade do Minho ao longo de cerca de quatro anos. É apresentada a formulação multicritério de um modelo de avaliação da qualidade de vida em cidades. Este contributo conceptual e metodológico, que na sua máxima expressão integra a área do controlo do risco e do trade-off, promete abrir perspectivas até aqui pouco exploradas neste domínio. A aplicação das metodologias propostas em estudos globais de ranking de cidades e de avaliação de qualidade intra-urbana, em Portugal e no Brasil, ilustra o potencial e a utilidade dos modelos.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/2283
ISBN972-40-2346-X
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-PT - Capítulos/Artigos em Livros Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
972402346x_1.pdf399,53 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID