Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/22159

TítuloUm olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico
Autor(es)Mamede, Ema
Cadeia, Cláudio
Ferreira, Dores
Vieira, Leonel
Palavras-chaveFormação contínua em matemática
Ensino da matemática
Data2012
EditoraInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarém
RevistaInteracções
Resumo(s)Este artigo apresenta algumas considerações sobre o impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º ciclo do ensino básico. A análise aqui apresentada recai sobre o funcionamento desse programa entre 2007 e 2009, no distrito de Braga, Portugal. Tendo este sido um período de mudança, já que se pretendia colocar em prática um novo Programa de Matemática para o ensino básico, foi preocupação dos formadores preparar os professores do 1.º ciclo para o desenvolvimento de práticas de sala de aula concordantes com aquele documento. Assim, o programa de formação procurou promover o conhecimento matemático, didáctico e curricular do professor. O Programa de matemática do ensino básico (Ponte et al., 2007) destaca como capacidades transversais a desenvolver a resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação matemática. Procura-se aqui caracterizar aspectos das práticas do professor no desenvolvimento das capacidades transversais. A nossa análise recai sobre episódios de sala de aula observados, que permitiram identificar características no trabalho com a resolução de problemas, bem como sobre as ideias dos formandos, que se materializam nos relatos e reflexões escritas que integram os portefólios por eles produzidos. Esta análise permite-nos concluir que o programa de formação desenvolvido conduziu a mudanças efectivas nas concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo sobre a Matemática, merecendo especial destaque o aumento de expectativas dos professores relativamente aos seus alunos e a integração da resolução de problemas na sala de aula.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/22159
ISSN1646-2335
Versão da editorahttp://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/current
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revista Interacções 2012.pdfDocumento principal2,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID