Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/22159
Título: | Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico |
Autor(es): | Mamede, Ema Cadeia, Cláudio Ferreira, Dores Vieira, Leonel |
Palavras-chave: | Formação contínua em matemática Ensino da matemática |
Data: | 2012 |
Editora: | Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarém |
Revista: | Interacções |
Resumo(s): | Este artigo apresenta algumas considerações sobre o impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º ciclo do ensino básico. A análise aqui apresentada recai sobre o funcionamento desse programa entre 2007 e 2009, no distrito de Braga, Portugal. Tendo este sido um período de mudança, já que se pretendia colocar em prática um novo Programa de Matemática para o ensino básico, foi preocupação dos formadores preparar os professores do 1.º ciclo para o desenvolvimento de práticas de sala de aula concordantes com aquele documento. Assim, o programa de formação procurou promover o conhecimento matemático, didáctico e curricular do professor. O Programa de matemática do ensino básico (Ponte et al., 2007) destaca como capacidades transversais a desenvolver a resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação matemática. Procura-se aqui caracterizar aspectos das práticas do professor no desenvolvimento das capacidades transversais. A nossa análise recai sobre episódios de sala de aula observados, que permitiram identificar características no trabalho com a resolução de problemas, bem como sobre as ideias dos formandos, que se materializam nos relatos e reflexões escritas que integram os portefólios por eles produzidos. Esta análise permite-nos concluir que o programa de formação desenvolvido conduziu a mudanças efectivas nas concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo sobre a Matemática, merecendo especial destaque o aumento de expectativas dos professores relativamente aos seus alunos e a integração da resolução de problemas na sala de aula. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/22159 |
ISSN: | 1646-2335 |
Versão da editora: | http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/current |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Revista Interacções 2012.pdf | Documento principal | 2,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |