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TítuloAvaliação e modelação do ruído de contacto pneu-pavimento
Autor(es)Freitas, Elisabete F.
Machado, P.
Freitas, Carina
Palavras-chaveCPX
Data mining
Ruído pneu-pavimento
Absorção
Amortecimento
Tyre-road noise
Absorption
Damping
Data mining
Data2012
EditoraSpa
Resumo(s)As políticas de controlo do ruído atuais contemplam a redução do ruído na fonte. No caso do ruído rodoviário essas políticas obrigam à avaliação da qualidade dos pavimentos no que respeita ao ruído de contato pneu-pavimento e à sua previsão, tal como acontece com outros parâmetros. Este trabalho baseia-se na aplicação do método da proximidade imediata (CPX) em camadas superficiais de diversas tipologias da rede rodoviária para a avaliação do ruído pneu-pavimento e nos ensaios complementares de absorção sonora, de amortecimento de vibrações e de textura superficial. Com estes dados fez-se uma abordagem inovadora à modelação do ruído pneu-pavimento com a utilização de técnicas Data Mining. Os principais resultados foram a avaliação da contribuição de cada tipo de superfície para o ruído rodoviário e a análise da importância relativa das variáveis consideradas no modelo, tendo-se verificado que a velocidade é preponderante no modelo e que o amortecimento tem uma importância muito superior à das restantes variáveis que estão relacionadas com a textura.
concerned, those policies involve the assessment of pavement quality respecting to tyre-road noise and its prevision, like any other pavement performance parameter. This work relies on the Close Proximity method (CPX) to assess tyre-road noise and on complementary tests such as noise absorption, damping and surface texture. Those tests were carried out on several types of pavement surfaces of the national road network. A new approach to tyre-road noise modelling was made with the data through Data Mining techniques. The main results were the assessment of the contribution of each type of surface to traffic noise and the analysis of the relative importance of each variable integrated in the model. It was found that speed is preponderant and damping is significantly more important than the other variables related to texture.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21388
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Internacionais

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