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dc.contributor.authorFreitas, Elisabete F.-
dc.contributor.authorMachado, P.-
dc.contributor.authorFreitas, Carina-
dc.date.accessioned2012-12-10T18:21:23Z-
dc.date.available2012-12-10T18:21:23Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/21388-
dc.description.abstractAs políticas de controlo do ruído atuais contemplam a redução do ruído na fonte. No caso do ruído rodoviário essas políticas obrigam à avaliação da qualidade dos pavimentos no que respeita ao ruído de contato pneu-pavimento e à sua previsão, tal como acontece com outros parâmetros. Este trabalho baseia-se na aplicação do método da proximidade imediata (CPX) em camadas superficiais de diversas tipologias da rede rodoviária para a avaliação do ruído pneu-pavimento e nos ensaios complementares de absorção sonora, de amortecimento de vibrações e de textura superficial. Com estes dados fez-se uma abordagem inovadora à modelação do ruído pneu-pavimento com a utilização de técnicas Data Mining. Os principais resultados foram a avaliação da contribuição de cada tipo de superfície para o ruído rodoviário e a análise da importância relativa das variáveis consideradas no modelo, tendo-se verificado que a velocidade é preponderante no modelo e que o amortecimento tem uma importância muito superior à das restantes variáveis que estão relacionadas com a textura.por
dc.description.abstractconcerned, those policies involve the assessment of pavement quality respecting to tyre-road noise and its prevision, like any other pavement performance parameter. This work relies on the Close Proximity method (CPX) to assess tyre-road noise and on complementary tests such as noise absorption, damping and surface texture. Those tests were carried out on several types of pavement surfaces of the national road network. A new approach to tyre-road noise modelling was made with the data through Data Mining techniques. The main results were the assessment of the contribution of each type of surface to traffic noise and the analysis of the relative importance of each variable integrated in the model. It was found that speed is preponderant and damping is significantly more important than the other variables related to texture.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherSpapor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCPXpor
dc.subjectData miningpor
dc.subjectRuído pneu-pavimentopor
dc.subjectAbsorçãopor
dc.subjectAmortecimentopor
dc.subjectTyre-road noisepor
dc.subjectAbsorptionpor
dc.subjectDampingpor
dc.subjectData miningpor
dc.titleAvaliação e modelação do ruído de contacto pneu-pavimentopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate01 - 03 out. 2012por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage10por
oaire.citationConferencePlaceÉvora,Portugalpor
oaire.citationTitleAcústica 2012 : VIII Congresso Ibero-americano de Acústica, (TECNIACUSTICA2012)por
sdum.conferencePublicationAcústica 2012 : VIII Congresso Ibero-americano de Acústica, (TECNIACUSTICA2012)por
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Internacionais

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