Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20880
Título: | Valores na educação em saúde e a formação profissional |
Outro(s) título(s): | Values in health education and vocational training |
Autor(es): | Carvalho, Amâncio Carvalho, Graça Simões de Rodrigues, Vitor |
Palavras-chave: | Valores sociais Educação em Saúde Capacitação Equidade |
Data: | 2012 |
Editora: | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Benâncio |
Revista: | Trabalho, Educação e Saúde |
Resumo(s): | O presente estudo traçou como objetivo geral, analisar o efeito da formação na aquisição de valores em Educação em Saúde dos estudantes do Curso de Enfermagem de Vila Real, comparando com outros cursos.
Trata-se de um estudo descritivo, comparativo e transversal. Participaram na pesquisa 709 estudantes de sete cursos superiores, tendo-se procurado incluir atores que intervêm no processo de Educação em Saúde, aos quais foi aplicado um questionário de auto-preenchimento.
A maioria dos participantes (86,5%), considera que a Educação em Saúde tem valores a promover, sendo a “responsabilidade” o valor mais indicado, por 19,2% dos estudantes. O estudo demonstrou que é nos cursos de enfermagem que ocorre a maior evolução nos valores, existindo diferenças altamente significativas (p≤ 0,001), sendo a média do 4º superior à do 1º ano.
Estes resultados evidenciam a necessidade de, nestes cursos, se trabalhar os valores subjacentes a este processo, tão necessários no desempenho destas profissões. The aim of the present study was to analyze the training effects in the acquisition of Health Education values of the students of the Vila Real Nursing College, comparing with others courses. This is a cross, comparative, and descriptive study. They participated in the research 709 students of seven upper courses, having found include actors that intervene in the trial of Health Education, which was applied a questionnaire of auto-filling. The majority of the participants (86,5%), considers that the Health Education has values to promote, being to "responsibility" the appropriate value, for 19.2% of the students. The study showed that is us courses of nursing that occurs the bigger evolution in the values, existing highly significant differences (p≤ 0,001), being the average of the 4th over the 1st year. These results show up the need of itself work in these courses, the underlying values to this trial, so necessary in the performance of these professions. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20880 |
ISSN: | 1981-7746 |
Versão da editora: | http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TrabEducSaude_Valores.pdf | Artigo | 167,69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |