Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/20880

TitleValores na educação em saúde e a formação profissional
Other titlesValues in health education and vocational training
Author(s)Carvalho, Amâncio
Carvalho, Graça Simões de
Rodrigues, Vitor
KeywordsValores sociais
Educação em Saúde
Capacitação
Equidade
Issue date2012
PublisherFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Benâncio
JournalTrabalho, Educação e Saúde
Abstract(s)O presente estudo traçou como objetivo geral, analisar o efeito da formação na aquisição de valores em Educação em Saúde dos estudantes do Curso de Enfermagem de Vila Real, comparando com outros cursos. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo e transversal. Participaram na pesquisa 709 estudantes de sete cursos superiores, tendo-se procurado incluir atores que intervêm no processo de Educação em Saúde, aos quais foi aplicado um questionário de auto-preenchimento. A maioria dos participantes (86,5%), considera que a Educação em Saúde tem valores a promover, sendo a “responsabilidade” o valor mais indicado, por 19,2% dos estudantes. O estudo demonstrou que é nos cursos de enfermagem que ocorre a maior evolução nos valores, existindo diferenças altamente significativas (p≤ 0,001), sendo a média do 4º superior à do 1º ano. Estes resultados evidenciam a necessidade de, nestes cursos, se trabalhar os valores subjacentes a este processo, tão necessários no desempenho destas profissões.
The aim of the present study was to analyze the training effects in the acquisition of Health Education values of the students of the Vila Real Nursing College, comparing with others courses. This is a cross, comparative, and descriptive study. They participated in the research 709 students of seven upper courses, having found include actors that intervene in the trial of Health Education, which was applied a questionnaire of auto-filling. The majority of the participants (86,5%), considers that the Health Education has values to promote, being to "responsibility" the appropriate value, for 19.2% of the students. The study showed that is us courses of nursing that occurs the bigger evolution in the values, existing highly significant differences (p≤ 0,001), being the average of the 4th over the 1st year. These results show up the need of itself work in these courses, the underlying values to this trial, so necessary in the performance of these professions.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20880
ISSN1981-7746
Publisher versionhttp://www.revista.epsjv.fiocruz.br/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TrabEducSaude_Valores.pdfArtigo167,69 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID