Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20528
Título: | Avaliação da aprendizagem : confiamos no feedback dos alunos? |
Autor(es): | Hattum-Janssen, Natascha van |
Palavras-chave: | Feedback Assessment Aprendizagem Avaliação |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) |
Resumo(s): | A avaliação da aprendizagem no Ensino Superior é um processo complexo em que o papel do aluno pode ficar subestimado. A introdução de métodos de avaliação, com componentes de heteroavaliação ou autoavaliação, possibilitam um maior envolvimento e responsabilização do aluno no seu processo de autoavaliação. Trata-se de uma avaliação que não se limita à atribuição de classificações, mas que, ao mesmo tempo, fornece feedback em termos de análise crítica e de recomendações. O feedback dado pelos alunos tem vantagens em termos de quantidade e qualidade, embora nem sempre seja comparável com o feedback do docente. Num estudo realizado na Universidade do Minho, no 2º ano do Mestrado em Engenharia Informática, os alunos avaliaram-se uns aos outros quanto ao desempenho no trabalho em equipa. Num projeto em equipa de grande dimensão - a UC tem 15 ECTS- os alunos classificaram, em quatro momentos distintos, o desempenho dos colegas usando critérios definidos pelas diferentes equipas de alunos e proporcionaram, obrigatoriamente, feedback. O feedback foi dado através de uma plataforma online, analisado e categorizado, com base na literatura da área de specialidade e também em outras categorias complementares. O feedback fornecido ao longo do semestre evoluiu de categorias mais básicas, como por exemplo a identificação de pontos fortes e pontos fracos, para categorias mais elaboradas, como a indicação de sugestões para a melhoria do desempenho. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20528 |
Versão da editora: | http://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012CIDU.pdf | Main article | 3,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |