Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20528
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Hattum-Janssen, Natascha van | - |
dc.date.accessioned | 2012-10-25T12:01:49Z | - |
dc.date.available | 2012-10-25T12:01:49Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/20528 | - |
dc.description.abstract | A avaliação da aprendizagem no Ensino Superior é um processo complexo em que o papel do aluno pode ficar subestimado. A introdução de métodos de avaliação, com componentes de heteroavaliação ou autoavaliação, possibilitam um maior envolvimento e responsabilização do aluno no seu processo de autoavaliação. Trata-se de uma avaliação que não se limita à atribuição de classificações, mas que, ao mesmo tempo, fornece feedback em termos de análise crítica e de recomendações. O feedback dado pelos alunos tem vantagens em termos de quantidade e qualidade, embora nem sempre seja comparável com o feedback do docente. Num estudo realizado na Universidade do Minho, no 2º ano do Mestrado em Engenharia Informática, os alunos avaliaram-se uns aos outros quanto ao desempenho no trabalho em equipa. Num projeto em equipa de grande dimensão - a UC tem 15 ECTS- os alunos classificaram, em quatro momentos distintos, o desempenho dos colegas usando critérios definidos pelas diferentes equipas de alunos e proporcionaram, obrigatoriamente, feedback. O feedback foi dado através de uma plataforma online, analisado e categorizado, com base na literatura da área de specialidade e também em outras categorias complementares. O feedback fornecido ao longo do semestre evoluiu de categorias mais básicas, como por exemplo a identificação de pontos fortes e pontos fracos, para categorias mais elaboradas, como a indicação de sugestões para a melhoria do desempenho. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Feedback | por |
dc.subject | Assessment | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.title | Avaliação da aprendizagem : confiamos no feedback dos alunos? | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdf | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 24 - 27 jun. 2012 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 3850 | por |
oaire.citationEndPage | 3860 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto | por |
oaire.citationTitle | Congresso Iberoamericano de Docência Universitária | por |
sdum.conferencePublication | Congresso Iberoamericano de Docência Universitária | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012CIDU.pdf | Main article | 3,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |