Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20230
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Íris | - |
dc.contributor.author | Taveira, Maria do Céu | - |
dc.date.accessioned | 2012-09-17T15:02:08Z | - |
dc.date.available | 2012-09-17T15:02:08Z | - |
dc.date.issued | 2012-07 | - |
dc.identifier.citation | Contributos da Psicologia em Contextos Educativos | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/20230 | - |
dc.description.abstract | Na infância desenvolvem-se competências de carreira que afetam processos posteriores de tomada de decisão e de ajustamento vocacional. O enquadramento teórico e empírico do desenvolvimento vocacional neste período sustenta o investimento em programas de educação para a carreira. Estes devem sustentar-se em práticas de avaliação psicológica, nas quais ressalta a escassez internacional de medidas baseadas teoricamente e com propriedades psicométricas robustas. Schultheiss e Stead (2004) contribuíram para superar esta lacuna ao construir a Childhood Career Development Scale (CCDS), aplicável a alunos do 4.º ao 7.º ano de escolaridade e que avalia oito dimensões do modelo interativo (Super, 1990) - curiosidade/exploração, figuras-chave, informação, interesses, autoconceito, perspetiva temporal, locus de controlo e planeamento. Este estudo pretende validar a CCDS para a população portuguesa, recorrendo a uma amostra de 704 estudantes do 2.º ciclo. Pela análise fatorial exploratória extraíram-se oito fatores que explicam 48.09% da variância, sendo que a consistência interna varia entre .44 e .87. Através da MANOVA fatorial, analisaram-se efeitos do ano de escolaridade, do sexo e da idade nos fatores extraídos, obtendo-se efeitos principais e de interações. A discussão privilegia a utilidade da CCDS na articulação entre a teoria, a investigação e a prática psicológica promotora do desenvolvimento vocacional na infância. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Desenvolvimento vocacional | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Avaliação psicológica | por |
dc.title | Desenvolvimento vocacional na infância: validação da childhood career developmnent scale para a população portuguesa e contributos para a prática psicológica | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://webs.ie.uminho.pt/iisicpce/Atas.html | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 12 Julho - 13 de Julho 2012 | por |
sdum.event.type | conference | por |
dc.subject.udc | 37.048 | - |
dc.subject.udc | 159.9.018.7 | - |
oaire.citationStartPage | 735 | por |
oaire.citationEndPage | 745 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos" | por |
sdum.conferencePublication | II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos" | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira & Taveira, 2012 Validaçao da Childhood Career Development Scale.pdf | Documento publicado em Atas | 43,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |