Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19631

TítuloAcção eTwinning: potencialidades e constrangimentos na promoção de competências na aprendizagem de línguas estrangeiras
Autor(es)Serdoura, Helena Cristina da Conceição Simões
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Data2011
Resumo(s)Presentemente, o ensino das línguas estrangeiras prevê o desenvolvimento da competência plurilingue e pluricultural, que se constrói no encontro entre experiências linguísticas e culturais. Uma vez que a acção eTwinning (acção integrada no Programa Comenius, secção educativa do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida) tem como principais objectivos promover a aprendizagem colaborativa entre escolas europeias, com o propósito de materializar o sonho Europeu de construir uma identidade comum, procurou-se, neste estudo, analisar a mesma em torno de três grandes objectivos: (1) Caracterizar a acção eTwinning quanto à promoção da competência de comunicação intercultural na aprendizagem das línguas estrangeiras; (2) Caracterizar processos de aprendizagem colaborativa na aprendizagem das línguas estrangeiras no âmbito da acção eTwinning; e (3) Identificar potencialidades, factores de constrangimento e limitações da acção eTwinning na promoção da competência de comunicação intercultural e aprendizagem colaborativa. O estudo avaliativo da acção eTwinning é de natureza descritiva, assente numa abordagem interpretativa, recorrendo à pesquisa documental, à análise do dispositivo que serve de base ao trabalho colaborativo e a um inquérito por questionário a professores que desenvolvem projectos eTwinning, no domínio das línguas estrangeiras. Recorreu-se a análises quantitativas e qualitativas da informação recolhida. A avaliação da experiência permitiu concluir que a acção eTwinning oferece condições para que a aprendizagem colaborativa e actividades de comunicação intercultural ocorram, na medida em que fomenta o uso e a aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto real de comunicação, sendo que, através dos seus projectos, os alunos podem comparar semelhanças e diferenças entre as várias culturas participantes e trabalhar de modo colaborativo. Reconhece-se, no entanto, que a implementação destas competências não é fácil, uma vez que as percepções dos professores não evidenciam práticas de gestão colaborativa da aprendizagem e revelam limitações na compreensão do que implica o desenvolvimento de competências interculturais.
Presently, foreign language education is concerned with plurilingual and pluricultural competences’ development which is built in linguistic and cultural experience encounters. Since eTwinning action (action integrated in the Comenius programme, the school education section of the Lifelong Learning Programme) has as its main objectives fostering collaborative work among European schools with the ambition of fulfilling Europe’s dream in constructing a common European identity, this study was organised around three main objectives: (1) To characterise the eTwinning action in the promotion of the intercultural communicative competence; (2) To characterise the eTwinning action in collaborative learning processes in foreign language education; and (3) To identify strengths and weaknesses in the promotion of intercultural communicative competence and collaborative learning. The present study on the eTwinning action is both descriptive and evaluative, based on an interpretative approach, involving the analysis of official documents, its online working environment and a survey to foreign language teachers that develop eTwinning projects. It pursued quantitative and qualitative data analyses. The results lead to the conclusion that eTwinning action provides the conditions for collaborative learning and intercultural communicative competence to take place, in the sense that promotes the use and the learning of foreign languages in an authentic communicative context where, through the projects, students may compare cultural similarities and differences among the participant cultures. It also promotes collaborative learning modes among the students in the different countries. The development of the intercultural communicative competence isn’t an easy task, for the teachers’ perceptions reveal problems in the development of a collaborative learning environment. They also reveal problems in their understanding of the extent on how intercultural communicative competence can be promoted.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19631
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Helena Cristina da Conceição Simões Serdoura.pdf5,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID