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https://hdl.handle.net/1822/19631
Título: | Acção eTwinning: potencialidades e constrangimentos na promoção de competências na aprendizagem de línguas estrangeiras |
Autor(es): | Serdoura, Helena Cristina da Conceição Simões |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Presentemente, o ensino das línguas estrangeiras prevê o desenvolvimento da competência
plurilingue e pluricultural, que se constrói no encontro entre experiências linguísticas e
culturais. Uma vez que a acção eTwinning (acção integrada no Programa Comenius, secção
educativa do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida) tem como principais objectivos
promover a aprendizagem colaborativa entre escolas europeias, com o propósito de
materializar o sonho Europeu de construir uma identidade comum, procurou-se, neste estudo,
analisar a mesma em torno de três grandes objectivos: (1) Caracterizar a acção eTwinning
quanto à promoção da competência de comunicação intercultural na aprendizagem das línguas
estrangeiras; (2) Caracterizar processos de aprendizagem colaborativa na aprendizagem das
línguas estrangeiras no âmbito da acção eTwinning; e (3) Identificar potencialidades, factores
de constrangimento e limitações da acção eTwinning na promoção da competência de
comunicação intercultural e aprendizagem colaborativa.
O estudo avaliativo da acção eTwinning é de natureza descritiva, assente numa abordagem
interpretativa, recorrendo à pesquisa documental, à análise do dispositivo que serve de base
ao trabalho colaborativo e a um inquérito por questionário a professores que desenvolvem
projectos eTwinning, no domínio das línguas estrangeiras. Recorreu-se a análises
quantitativas e qualitativas da informação recolhida.
A avaliação da experiência permitiu concluir que a acção eTwinning oferece condições para
que a aprendizagem colaborativa e actividades de comunicação intercultural ocorram, na
medida em que fomenta o uso e a aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto real de
comunicação, sendo que, através dos seus projectos, os alunos podem comparar semelhanças
e diferenças entre as várias culturas participantes e trabalhar de modo colaborativo.
Reconhece-se, no entanto, que a implementação destas competências não é fácil, uma vez que
as percepções dos professores não evidenciam práticas de gestão colaborativa da
aprendizagem e revelam limitações na compreensão do que implica o desenvolvimento de
competências interculturais. Presently, foreign language education is concerned with plurilingual and pluricultural competences’ development which is built in linguistic and cultural experience encounters. Since eTwinning action (action integrated in the Comenius programme, the school education section of the Lifelong Learning Programme) has as its main objectives fostering collaborative work among European schools with the ambition of fulfilling Europe’s dream in constructing a common European identity, this study was organised around three main objectives: (1) To characterise the eTwinning action in the promotion of the intercultural communicative competence; (2) To characterise the eTwinning action in collaborative learning processes in foreign language education; and (3) To identify strengths and weaknesses in the promotion of intercultural communicative competence and collaborative learning. The present study on the eTwinning action is both descriptive and evaluative, based on an interpretative approach, involving the analysis of official documents, its online working environment and a survey to foreign language teachers that develop eTwinning projects. It pursued quantitative and qualitative data analyses. The results lead to the conclusion that eTwinning action provides the conditions for collaborative learning and intercultural communicative competence to take place, in the sense that promotes the use and the learning of foreign languages in an authentic communicative context where, through the projects, students may compare cultural similarities and differences among the participant cultures. It also promotes collaborative learning modes among the students in the different countries. The development of the intercultural communicative competence isn’t an easy task, for the teachers’ perceptions reveal problems in the development of a collaborative learning environment. They also reveal problems in their understanding of the extent on how intercultural communicative competence can be promoted. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19631 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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