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https://hdl.handle.net/1822/19042
Título: | A autoavaliação das aprendizagens : perspectivas e práticas de professores e alunos |
Autor(es): | Peixoto, Maria Manuela da Silva |
Orientador(es): | Alves, Maria Palmira |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | A legislação relativa à avaliação das aprendizagens dos alunos (despacho normativo
1/2005, de 5 de janeiro) consigna a avaliação como i) um elemento integrante e
regulador da prática educativa, permitindo uma recolha sistemática de informações que,
uma vez analisadas, apoiam a tomada de decisões adequadas à promoção da qualidade
das aprendizagens; ii) um processo regulador das aprendizagens e elemento
fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos e
intervenientes, com recurso, nomeadamente, ao intercâmbio de experiências vividas
pelos alunos e à sua participação, individual e coletiva. Neste sentido, a autoavaliação
desempenha um papel fundamental, pelo que enunciámos como propósito da
investigação conhecer se e de que forma professores e alunos perspetivam e
implementam práticas de autoavaliação para cumprir os objetivos enunciados, regular as
aprendizagens e promover a autonomia dos alunos.
Tendo como base um quadro conceptual focado na avaliação das aprendizagens
centrada nos alunos e no saber, abordámos a problemática, com recurso a uma
metodologia de natureza qualitativa. O principal meio de recolha de dados foi a
entrevista semiestruturada, dirigida a um grupo de quatro professores e nove alunos do
8º ano de uma escola E.B. 2,3. A técnica de análise de conteúdo foi o modo de
tratamento da informação recolhida nas treze entrevistas.
Os resultados obtidos revelam que a autoavaliação das aprendizagens é implementada
com limitações, decorrentes da impossibilidade de se promover um ensino diferenciado
com turmas heterogéneas e com muitos alunos, da extensão dos programas, bem como
da falta de maturidade e do hábito dos alunos refletirem conscientemente sobre as suas
aprendizagens. Parece poder concluir-se que, na opinião de professores e alunos, a
prática de autoavaliação promoverá a melhoria das aprendizagens se houver capacidade
do professor para envolver os alunos, motivação destes para se envolverem e tempo
suficiente para a diferenciação. The legislation concerning evaluation of students’ assessment (Law 1/2005, 5th January) consigns evaluation as: i) an integrative and regulating element of educational practice that allows a systematic data collecting that once analyzed will support taking appropriate decisions; ii) as a leveling process of learning assessment. Bothe are a fundamental condition to develop responsible citizens, who are actively and critically intervenient and able to use and share their knowledge and experiences. As selfevaluation plays an important role, the main goal of this study is to get information about if and how teachers and students implement self-assessment, as a means to selfregulation in order to accomplish the regulation of learning, autonomy promotion and cognitive development. We carried out the study in a qualitative approach, developed in an exploratory perspective. It was focused on the issue of autonomy and knowledge improvement through metacognitive strategies and taking into account a conceptual framework focused on learning assessment centered on students and knowledge near a group of four teachers and nine students in the 8th grade from an intermediate school (E.B.2, 3). Data collection was retrieved through semi-structured interview, and the content analysis was the methodology used to study their strategies to develop self-assessment practices. The results show that there are some limitations in the promotion of a differentiated coaching which are due to long syllabuses, heterogenic classes with too many students in each as well as student’s immaturity and inability to develop metacognitive strategies when it comes to self-regulation and self-assessment. It seems legitimate, though, to say that both students and teachers consider self-assessment can stimulate knowledge improvement as long as the teachers are able to involve the students, and the students are willing to get involved and they both have the right conditions to promote differentiation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19042 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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