Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18306
Título: | Oportunidades de educação-aprendizagem ao longo da vida : análise do impacto do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível secundário no projecto educativo-formativo dos adultos |
Autor(es): | Costa, Francisco José Oliveira da |
Orientador(es): | Antunes, Fátima |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | O estudo aqui apresentado, que aspira a constituir-se como um contributo na área da
Educação e Formação de Adultos (EFA), tem como principal finalidade analisar o impacto que a
certificação/qualificação obtida através de um processo de RVCC de nível secundário pode ter no
projecto educativo/formativo futuro dos adultos.
No sentido de aprofundarmos o conhecimento sobre esta problemática, procurámos
reflectir sobre os conceitos de Educação/Aprendizagem ao Longo da Vida (E/ALV), delineando uma
retrospectiva das políticas educativas europeias e nacionais que têm vindo a nortear o campo da
educação de adultos. Procurámos, igualmente, perceber os contributos e mudanças resultantes da
criação e desenvolvimento de um sistema de reconhecimento e validação de competências
informais adquiridas pelos adultos ao longo da vida, em situações e contextos diversificados.
Pretendemos ainda perceber o essencial sobre a transição do conceito de qualificação para o de
competência, bem como da sua relação com as questões da empregabilidade.
Socorrendo-nos de metodologias de análise qualitativa e quantitativa, presentes na análise
documental, entrevista semi-estruturada, análise de conteúdo, observação directa e no inquérito por
questionário, analisamos os resultados que nos permitiram concluir que, a frequência do PRVCC NS
está ligada a motivos essencialmente intrínsecos de realização pessoal. A nível profissional o seu
impacto tem sido reduzido e a “aposta” futura na formação/aprendizagem ao longo da vida,
decorrente da motivação adquirida a partir da conclusão do “secundário” vai-se esvaecendo com o
tempo. O desconhecimento patenteado sobre as ofertas educativas/formativas é uma das razões
para que a maioria dos adultos não avance nos projectos delineados no seu plano de
desenvolvimento pessoal aquando da conclusão deste processo.
Por fim, defendemos ser desejável que o empenho político posto nas políticas de EFA
formais em Portugal, se possa alargar a outras ofertas educativas/formativas de cariz mais
comunitário e social, de modo a evitar-se a construção de medidas ad hoc, reactivas, que se
centrem única e exclusivamente na certificação de adultos e que não atendam às necessidades de
todos à educação/formação. Neste sentido, a educação e formação de adultos deve tornar-se numa
parte integrante do sistema educativo/formativo de modo a que qualquer pessoa possa aperfeiçoar
as suas competências e adquirir novas, ao longo da sua vida e com a vida, permitindo a construção
de uma sociedade/comunidade de conhecimento e da inclusão. The study we present here, which aspires to constitute itself as a contribution in the area of adult education and training (EFA), has as prime goal to examine the impact that the recognition, validation and certification of competencies process at a secondary level (RVCCP SL) can have in the future educational/training project of the adults. In the sense of deepening the knowledge on this issue, we tried to reflect on the concepts of lifelong learning/education (LLL/E), outlining a retrospective in the European and national educational politics which have been guiding the adult education field. Thus, we sought to understand the gains and the changes resulting from the creation and development of a system of recognition, validity and certification of competencies achieved by adults based on the experiential capital gathered throughout their lives in various situations and diversified contexts. We also intended to realize the main point on the discussion about the transition from the concept of qualification to the concept of competence, as well as its analogy with employability issues. Resorting to qualitative and quantitative approaches, which are present in the documental analysis and the content analysis on the information obtained from semi-structured interviews and the inquiries by questionnaire, as well as through direct observation, we discussed on the results which enabled us to conclude that the frequency of RVCCP SL is linked to essentially inherent personal fulfillment reasons. At a professional level, its impact has been reduced and the future “bet” on lifelong learning and training, descended from the motivation accomplished from that Process and the terminus of “secondary” studies, will dissipate as time follows its course. Although most of the adults have shown an intention of getting involved in other educational/training processes, we reasoned that there is a limited knowledge on how to do it, and they show some difficulties in finding or knowing ways to do it, which would be suitable to their specific conditions and life responsibilities. Finally, we support as being desirable that the political commitment set on the formal adult education and training politics can be expanded to other educational/training offers in a community and social nature, as a way to avoid the creation of ad hoc reactive measures, which center themselves in the unique and exclusive certification of adults and do not take into account the adults own needs on education/training. Regarding all this, adult education and training should become an integral part of the educational/training system so that adults‟ could improve their competences and achieve new ones, throughout their lives and with their lives, allowing the edification of a knowledge and inclusive society/community. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18306 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |