Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18155

TítuloA colaboração on-line como estratégia para o desenvolvimento profissional dos professores
Autor(es)Ferreira, Andreia de Assis
Siman, Lana Mara de Castro
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveColaboração on-line
Desenvolvimento profissional de professores
Tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação
Lista de discussão
Data2009
EditoraInstituto Politécnico de Bragança
Resumo(s)Nesta comunicação exploramos o conceito colaboração diferenciando da cooperação. Destacamos como a colaboração on-line pode ser potencializadora do desenvolvimento profissional de professores e apresentamos exemplos desta interacção mediadas pela ferramenta e-group. A partir do conceito de desenvolvimento profissional adoptado por Garcia (1999) - como o conjunto de processos e estratégias que facilitam a reflexão dos professores sobre a sua prática, que contribui para que os professores gerem conhecimento prático, estratégico e sejam capazes de aprender com sua experiência - acreditamos que o grupo de trabalho colaborativo pode ser um espaço desencadeador e propício para que essas reflexões ocorram.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18155
ISBN978-972-745-102-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A colaboração on-line como estratégia para o desenvolvimento profissional dos professores.pdf219,47 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID