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https://hdl.handle.net/1822/17840
Título: | Percepção dos homens gambianos residentes na República da Gâmbia sobre a circuncisão feminina |
Autor(es): | Reis, Analisa dos Santos Teixeira da Costa |
Orientador(es): | Nogueira, Conceição |
Palavras-chave: | Circuncisão Mutilação genital feminina Modificação genital feminina étnica Visão endógena Diversidade cultural Circumcision Female genital mutilation Female genital modification ethnic Vision endogenous Cultural diversity |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O presente estudo teve como finalidade examinar fatualmente os acontecimentos, pensamentos
e emoções que os homens gambianos residentes na Gâmbia possuem em relação a uma questão que
lhes é tabu, a circuncisão feminina.
Foram analisadas 11 entrevistas efetuadas a homens com idades compreendidas entre os 20 e os
45 anos. Todos os participantes possuíam um nível de escolaridade acima da média, para as
comunidades em questão, e são todos muçulmanos. Responderam as mesmas questões: O que é a
circuncisão feminina?; Quer falar um pouco sobre os tipos de circuncisão feminina que existem?; Por
que se faz a circuncisão feminina? e; por último, A circuncisão feminina deve continuar? Quer falar
um pouco sobre o assunto?. Após a constituição do corpus de estudo efectuou-se a análise temática
dos dados. Esta analise permitiu identificar uma serie de concepções solidamente interiorizadas e com
forte componente cultural. Os sistemas de símbolos e de significados encontram-se grandemente
influenciados pelo regime superestrutural, praticamente estático, destas comunidades. Assim, verificase
que a modificação genital feminina étnica rege-se por uma poderosíssima componente educacional,
que tanto pode ser ao nível da religião (sem no entanto, estar inscrita no Corão) e/ou dos processos
tradicionais.
O poder participativo que os homens possuem em todo o sistema sócio-cultural, político e
económico é determinante na sociedade. São estes que constituem o grupo hegemónico que determina
a manutenção ou a alteração de comportamentos/práticas. Considerando os seus testemunhos chega-se
a conclusão que a erradicação da prática está longe de ser uma realidade. Que a manutenção e o
reforço da mesma, por parte de quem se encontra informado sobre as consequências nefastas, é uma
realidade. Os resultados induzem a um repensar sobre crenças e a criação de condições tanto ao nível
hospitalar como de formação das profissionais tradicionais que executam este procedimento. Deste
modo, fica salvaguardado o direito humano à diversidade cultural, o que vai permitir coexistir e criar
espaço para o diálogo entre os praticantes e os outros povos. This study aimed to examine the events factually, thoughts and emotions that male Gambians, residing in Gambia have no relation to the taboo issue of female circumcision. We analyzed eleven interviews conducted with men from the ages of 20 to 45 years. All participants had an education level above the average for the communities concerned, and they are all Muslims. They answered the same questions: What is female circumcision?; Do you want to talk a little about the types of female circumcision that exist?; Why is it female circumcision? and, lastly, should female circumcision continue? Do you want to talk a little about it?. After the formation of the corpus of study thematic analysis of the data was carried out. This analysis identified a series of strongly internalized ideas and a strong cultural component. Systems of symbols and meanings are greatly influenced by the superstructural, almost static, regime of these communities. Thus, it appears that the ethnic female genital modification is governed by a powerful educational component, be it in terms of religion (without, however, being inscribed in the Koran) and / or traditional processes. The participatory power that men have in all the socio-cultural, political and economic society is crucial. These constitute the hegemonic group that determines the maintenance or alteration of behaviors / practices. Considering that testimonies the conclusion that was reached is that the eradication of the practice is far from a reality. That maintaining and enhancing it, by those who are informed about the harmful consequences is a reality. The results lead to a rethinking of beliefs and creating conditions both in the hospital and training of traditional practitioners who perform this procedure. Thus, it is safeguards the human rights to cultural diversity, which will allow co-exist and create space for dialogue between practitioners and other people. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia da Saúde) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17840 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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