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dc.contributor.advisorVeloso, Ana Luísa de Oliveira Marques-
dc.contributor.authorSousa, Jóni Diogo Ferreira de-
dc.date.accessioned2012-03-12T10:01:02Z-
dc.date.available2012-03-12T10:01:02Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/17747-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos)por
dc.description.abstractA presente investigação procura explorar a relação entre a satisfação laboral, adoptando a definição de Spector (1997), e o compromisso organizacional, de acordo com o modelo das três componentes de Meyer & Allen (1991). Os dados foram recolhidos numa empresa do sector das Tecnologias de Informação sediada em Braga, tendo obtido um total de 81 respostas. Para avaliar a satisfação laboral dos participantes, utilizou-se o Inquérito de Satisfação com o Trabalho, versão portuguesa do Job Satisfaction Survey (Spector, 1985), adaptada para a população portuguesa por Malheiro (2009). De forma a medir o grau de compromisso dos colaboradores, adoptou-se as Escalas de Três Componentes do Compromisso Organizacional de Meyer e Allen (1997), adaptadas para a população portuguesa por Nascimento, Lopes e Salgueiro (2008). A análise dos dados baseou-se em modelos de correlação e de regressão, sendo objectivo deste estudo predizer o compromisso tendo como preditor a satisfação com o trabalho. Os resultados sugerem uma associação positiva entre a satisfação e o compromisso organizacional, estando a primeira mais correlacionada com a componente afectiva do compromisso, comparativamente às restantes. O modelo de regressão linear simples revelou-se significativo, sendo que a satisfação explica 29.9% da variância do compromisso. Foram ainda realizadas algumas análises adicionais, no sentido de verificar alguma informação presente na literatura. Este estudo vem reforçar a ideia da existência de uma associação positiva entre os dois conceitos, clarificando que, para a amostra em questão, a satisfação prediz o compromisso.por
dc.description.abstractThis research aims to explore the relationship between job satisfaction, adopting Spector’s (1997) definition, and organizational commitment, according to the three-component conceptualization of Meyer & Allen (1991). Data were collected from an Information Technology company based in Braga, having obtained a total of 81 responses. In order to assess participants’ job satisfaction, we adopted Inquérito de Satisfação com o Trabalho, the portuguese version of Job Satisfaction Survey (Spector, 1985), adapted to portuguese population by Malheiro (2009). In order to measure the employee’s organizational commitment we use the Three Scales of Organizational Commitment (Meyer & Allen, 1997), adapted to portuguese population by Nascimento, Lopes e Salgueiro (2008). Data analysis was based on correlation and regression models, with the goal of predict job satisfaction as a theoretical predictor of organizational commitment. The main results suggest a positive association between commitment and satisfaction with work, being job satisfaction more correlated with affective commitment than normative and continuance commitment. The regression model proved to be significant and job satisfaction explained 29.9% of commitment’s variance. Were also made some additional analysis to verify some information emphasized in literature. This study reinforces the idea of a positive association between the two concepts, clarifying that, for this sample, satisfaction predicts organizational commitment.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSatisfação laboralpor
dc.subjectCompromisso organizacionalpor
dc.subjectJob satisfactionpor
dc.subjectOrganizational commitmentpor
dc.titleRelação entre satisfação laboral e compromisso organizacional numa empresa de tecnologias de informaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc658.3por
dc.subject.udc159.944por
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