Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16822

TítuloAs redes sociais e a participação política : contributos para o marketing político local
Autor(es)Oliveira, César Filipe Mendes
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Azevedo, António Joaquim Araújo de
Data2010
Resumo(s)As redes sociais começam a assumir cada vez mais uma importância incontornável no contexto social e passaram a ser alvo de inúmeras análises e múltiplos estudos de especialistas, sobretudo no que diz respeito às ciências sociais. O Marketing Político não é excepção e torna-se necessário que os seus profissionais levem as redes sociais em linha de conta nas estratégias a definir e a implementar por eles sob pena de se arriscarem ao fracasso e ao insucesso. Propusemo-nos por isso a abordar este assunto no sentido de aplicar a teoria existente e relatada nos estudos académicos à realidade política portuguesa no que respeita aos seus órgãos políticos locais, nomeadamente Núcleos de Freguesias, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais com a finalidade de perceber quais os condicionalismos necessários para existir uma participação política mais profícua e consistente. Aplicamos por isso um inquérito a pessoas que têm ou tiveram experiência política no sentido de perceber se as considerações encontradas na literatura existente se aplicavam à realidade política local e quais as suas implicações e contributos para a participação política quer no que respeita a um candidato quer no que respeita a uma campanha eleitoral. Tentamos aferir qual o nível de importância no processo de participação política de factores como o capital social, capital humano, capital político, as redes, a interacção social, as organizações sociais, bem como os seus principais factores, que para nós, e com base na análise feita da literatura, se apresentam como sendo os mais importantes no que respeita às Redes Sociais assim como ao Marketing Político local. Pudemos constatar que, apesar de muitos dos estudos terem sido aplicados em realidades políticas, demográficas e geográficas diferentes, e alguns deles com vários anos, muitos dos conceitos, teorias e resultados se aplicam perfeitamente à realidade local de Portugal, assim como pensamos ter ficado bem claro neste trabalho a importância das Redes Sociais no processo de participação política, tentando ser esse o nosso contributo para o Marketing Político local.
The topic Social networks is assuming an increasingly important role in a number of academic studies in the field of social sciences. Marketing in general and Political Marketing in particular is no exception to such trend. Therefore, marketers need to look at these tool to improve their strategies and reach effectively customers, otherwise, they may risk to failure. So we decided to examine this issue by applying to the existing theory and to develop a study to the Portuguese political reality, in particular to local political bodies, including Centers of Parishes, Parish Councils and Municipal Councils.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16822
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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