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TitleEducadores de adultos em Portugal: políticas fragmentadas, identidades em mudança
Other titlesAdult educators in Portugal: fragmented policies, diverse identities
Educadores de adultos en Portugal: políticas fragmentadas, identidades hacia el cambio
Author(s)Guimarães, Paula Cristina Encarnação Oliveira
KeywordsEducação de adultos
Políticas públicas
Identidades profissionais
Adult education
Professional identities
Public policies
Issue date2010
PublisherFundação CESGRANRIO
JournalEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
CitationGUIMARAES, Paula. Adult educators in Portugal: fragmented policies, diverse identities. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2010, vol.18, n.69, pp.775-794. ISSN 0104-4036. https://doi.org/10.1590/S0104-40362010000400007.
Abstract(s)Devido ao caráter descontínuo e fragmentado das políticas de educação de adultosem Portugal, desde 1974 até os dias de hoje, registrou-se a emergência de váriosperfis profissionais que não permitiram o reconhecimento dos mesmos. Todavia, des-de 1999, no âmbito da adoção da política de educação e formação de adultos, surgi-ram novos profissionais. Estes passaram a levar a cabo tarefas de educação para aconformidade e para a competitividade, desvalorizando outras de educação crítica.Este texto foi incluído no projeto ALPINE (2007-2008). Tendo como técnicas decoleta de dados a análise documental e a entrevista efetuada com profissionais daeducação de adultos, esta pesquisa permitiu a discussão de alguns desafios com osquais os educadores de adultos se confrontavam, nomeadamente as dificuldades deconstrução de uma profissão, os dilemas da formação contínua e a crescente for-malização e tecnicização do trabalho realizado.
The discussion held in this paper is the result of several researches made by the author recently on adult education public policies as well as of her participation in the Adult Learning Practitioners in Europe (ALPINE) project (2007-2008) coordinated by Research voor Beleid (The Netherlands) and funded by the European Commission. The analysis presented here stresses challenges faced by adult educators in Portugal in the frame of adult education public policy in observance. Among these challenges one may find the difficulties in building a profession, the dilemmas of continuing education, the increasing instrumentation and technification of adult educators' work.
Debido al carácter discontinuo y fragmentado de las políticas de educación de adultos en Portugal, desde 1974 hasta la actualidad, se registró la emersión de diferentes perfiles, lo que impidió el reconocimiento social de los profesionales. Sin embargo, desde 1999, en el ámbito de la adopción de la política pública de educación y formación de adultos, surgieron nuevos profesionales. Éstos pasaron a ejecutar tareas de educación orientadas hacia la conformidad y la competitividad, desvalorizando otras de educación crítica. Este texto fue incluido en el proyecto ALPINE (2007-2008) y tiene como técnicas de colecta de datos el análisis documental y la entrevista efectuada a profesionales de la educación de adultos. Su investigación permitió la discusión de algunos desafíos a que se enfrentan los educadores de adultos, tales como las dificultades de construcción de una profesión, los dilemas de la formalización continua y la progresiva formalización y tecnicización del trabajo realizado.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/16147
DOI10.1590/S0104-40362010000400007
ISSN0104-4036
Publisher versionhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362010000400007&script=sci_abstract
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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