Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16147

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães, Paula Cristina Encarnação Oliveira-
dc.date.accessioned2012-01-03T16:53:03Z-
dc.date.available2012-01-03T16:53:03Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.citationGUIMARAES, Paula. Adult educators in Portugal: fragmented policies, diverse identities. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2010, vol.18, n.69, pp.775-794. ISSN 0104-4036. https://doi.org/10.1590/S0104-40362010000400007.-
dc.identifier.issn0104-4036por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/16147-
dc.description.abstractDevido ao caráter descontínuo e fragmentado das políticas de educação de adultosem Portugal, desde 1974 até os dias de hoje, registrou-se a emergência de váriosperfis profissionais que não permitiram o reconhecimento dos mesmos. Todavia, des-de 1999, no âmbito da adoção da política de educação e formação de adultos, surgi-ram novos profissionais. Estes passaram a levar a cabo tarefas de educação para aconformidade e para a competitividade, desvalorizando outras de educação crítica.Este texto foi incluído no projeto ALPINE (2007-2008). Tendo como técnicas decoleta de dados a análise documental e a entrevista efetuada com profissionais daeducação de adultos, esta pesquisa permitiu a discussão de alguns desafios com osquais os educadores de adultos se confrontavam, nomeadamente as dificuldades deconstrução de uma profissão, os dilemas da formação contínua e a crescente for-malização e tecnicização do trabalho realizado.por
dc.description.abstractThe discussion held in this paper is the result of several researches made by the author recently on adult education public policies as well as of her participation in the Adult Learning Practitioners in Europe (ALPINE) project (2007-2008) coordinated by Research voor Beleid (The Netherlands) and funded by the European Commission. The analysis presented here stresses challenges faced by adult educators in Portugal in the frame of adult education public policy in observance. Among these challenges one may find the difficulties in building a profession, the dilemmas of continuing education, the increasing instrumentation and technification of adult educators' work.eng
dc.description.abstractDebido al carácter discontinuo y fragmentado de las políticas de educación de adultos en Portugal, desde 1974 hasta la actualidad, se registró la emersión de diferentes perfiles, lo que impidió el reconocimiento social de los profesionales. Sin embargo, desde 1999, en el ámbito de la adopción de la política pública de educación y formación de adultos, surgieron nuevos profesionales. Éstos pasaron a ejecutar tareas de educación orientadas hacia la conformidad y la competitividad, desvalorizando otras de educación crítica. Este texto fue incluido en el proyecto ALPINE (2007-2008) y tiene como técnicas de colecta de datos el análisis documental y la entrevista efectuada a profesionales de la educación de adultos. Su investigación permitió la discusión de algunos desafíos a que se enfrentan los educadores de adultos, tales como las dificultades de construcción de una profesión, los dilemas de la formalización continua y la progresiva formalización y tecnicización del trabajo realizado.spa
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoengpor
dc.publisherFundação CESGRANRIOpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectIdentidades profissionaispor
dc.subjectAdult educationpor
dc.subjectProfessional identitiespor
dc.subjectPublic policiespor
dc.titleEducadores de adultos em Portugal: políticas fragmentadas, identidades em mudançapor
dc.title.alternativeAdult educators in Portugal: fragmented policies, diverse identitieseng
dc.title.alternativeEducadores de adultos en Portugal: políticas fragmentadas, identidades hacia el cambiospa
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362010000400007&script=sci_abstract-
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage775por
oaire.citationEndPage794por
oaire.citationIssue69por
oaire.citationTitleEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopor
oaire.citationVolume18por
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40362010000400007-
sdum.journalEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
pg_Ensaio.pdf145,14 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID