Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/16137

TitleComunicação low cost: desinvestimento ou fórmula de sucesso?
Other titlesLow cost communication: disinvestment or formula for success?
Author(s)Pereira, Carla Sofia Carvalho
Azevedo, António Joaquim Araújo de
KeywordsLow Cost
Agências
Relação Agência-Cliente
Posicionamento
Comunicação
Vantagem Competitiva
Criatividade
Issue dateDec-2010
Abstract(s)O termo low cost invadiu o nosso quotidiano. Começou com as companhias de aviação, mas rapidamente se estendeu às telecomunicações, à moda, aos hotéis, aos automóveis e o conceito não pára de se replicar. Particularmente numa conjuntura económica desfavorável, como a que atravessamos, os consumidores estão mais sensíveis ao preço e há empresas que respondem com cortes nos seus custos para oferecerem soluções mais baratas. Mas a “democratização” que este conceito permite e a globalização a que assistimos talvez sejam uma temporária ilusão. Com este trabalho pretendemos contribuir para o estudo do mercado português da comunicação, analisando a forma de actuação das agências nacionais. Nesse sentido, propomo-nos reflectir sobre o conceito low cost no mercado da comunicação, a filosofia das agências que adoptam este posicionamento, o tipo de serviço prestado e de que forma sustentam a sua vantagem competitiva. Com este trabalho e o estudo empírico a ele subjacente consultamos as microempresas e PMEs nacionais – predominantes no tecido empresarial português – para percebermos a receptividade das empresas portuguesas às agências de comunicação low cost. Desta forma, procuraremos concluir se em Portugal comunicação low cost é sinónimo de desinvestimento ou uma fórmula de sucesso.
TypeWorking paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/16137
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:iMARKE - Documentos de Trabalho / Working Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WP Nr4-2010.pdf
  Restricted access
660,79 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID