Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15351
Título: | Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissional |
Autor(es): | Vieira, Diana Caires, Susana Coimbra, Joaquim |
Palavras-chave: | Transição escola-trabalho Estágio profissionalizante Ensino superior Auto-eficácia Inserção profissional |
Data: | 16-Dez-2011 |
Revista: | Revista Brasileira de Orientação Profissional |
Resumo(s): | O presente trabalho visou analisar o papel dos estágios na transição para o trabalho, entendendo-se a inserção profissional como um processo temporalmente alargado constituído por três fases interdependentes: a formação académica, a procura de uma actividade remunerada e a adaptação ao mundo laboral. Mais especificamente, pretendeu-se estudar o impacto dos estágios curriculares na promoção de variáveis psicológicas centrais nesta transição – exploração vocacional, auto-eficácia e objectivos de investimento profissional – numa amostra de 337 finalistas do ensino superior português. Os resultados encontrados evidenciaram que os estudantes que tiveram a oportunidade de realizar um estágio curricular apresentaram maiores níveis de exploração vocacional, de auto-eficácia, bem como objectivos de investimento profissional mais robustos, quando comparados com aqueles que não realizaram estágio. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15351 |
ISSN: | 1679-3390 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vieira, Caires, & Coimbra (2011).pdf | Documento principal | 861,53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |