Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/15351

TitleDo ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissional
Author(s)Vieira, Diana
Caires, Susana
Coimbra, Joaquim
KeywordsTransição escola-trabalho
Estágio profissionalizante
Ensino superior
Auto-eficácia
Inserção profissional
Issue date16-Dec-2011
JournalRevista Brasileira de Orientação Profissional
Abstract(s)O presente trabalho visou analisar o papel dos estágios na transição para o trabalho, entendendo-se a inserção profissional como um processo temporalmente alargado constituído por três fases interdependentes: a formação académica, a procura de uma actividade remunerada e a adaptação ao mundo laboral. Mais especificamente, pretendeu-se estudar o impacto dos estágios curriculares na promoção de variáveis psicológicas centrais nesta transição – exploração vocacional, auto-eficácia e objectivos de investimento profissional – numa amostra de 337 finalistas do ensino superior português. Os resultados encontrados evidenciaram que os estudantes que tiveram a oportunidade de realizar um estágio curricular apresentaram maiores níveis de exploração vocacional, de auto-eficácia, bem como objectivos de investimento profissional mais robustos, quando comparados com aqueles que não realizaram estágio.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/15351
ISSN1679-3390
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vieira, Caires, & Coimbra (2011).pdfDocumento principal861,53 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID