Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14924

Título"Depois dos 60..." (re)educar para os tempos livres
Autor(es)Capitão, Raquel Filipa Peixoto
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Data2010
Resumo(s)São diversas as capacidades latentes que podem ser despertadas através da expressão artística, do desporto, do lazer, da aprendizagem de novos conhecimentos, do convívio com outras pessoas. As actividades em grupos podem ajudar o idoso a resgatar a sua auto-estima, o seu interesse pela vida ou até mesmo a sua reinserção na vida social. Portanto, é crucial proceder a uma intervenção sócio-educativa, numa perspectiva de educação permanente, em que o idoso se torna o principal agente do seu próprio desenvolvimento colaborando, assim, para uma ocupação saudável e enriquecedora do seu diaa- dia no pós reforma e, consequentemente, promovendo um envelhecimento mais activo. A investigação desenvolvida é de carácter qualitativo, tendo como sujeitos intervenientes um conjunto de 20 idosos, residentes na freguesia de Marinhas do concelho de Esposende, que espontaneamente decidiram frequentar o projecto, pois consideram que o tempo extra de que dispõem não é ocupado da melhor forma. A criação de três ateliers surge para colmatar algumas das necessidades sentidas pelos idosos nesta fase da vida. Todos os elementos do grupo cooperaram de forma entusiasta, participativa e cooperativa em todos os ateliers e através dos resultados verificamos que o projecto teve de facto impactos positivos na vida destes idosos, demonstrando a importância da existência deste tipo de projectos. Este estudo serviu, de certa forma, para reflectirmos e repensarmos a situação actual dos nossos idoso e como estes encaram o seu dia-a-dia.
There are latent capacities that can emerge through the artistic expression, of the sport, the leisure, the learning of new knowledge, getting together with other people. The activities in group can help the aged one to rescue its self/esteem, its interest for the life or even help with the integration in the social life. Therefore, it is crucial to proceed with a partner-educative intervention, in a perspective of permanent education, where the aged one becomes himself the main agent of his proper development collaborating, thus, for a healthful and enriched occupation of its day-by-day in the one after reform and, consequently, promoting an aging more active. The developed inquiry is qualitative, having as intervening citizens a set of 20 aged, residents of Marinhas, town of Esposende, that had spontaneously decided to collaborate with the project, because they consider that the extra time of that they make use is not busy of the best form. The creation of three ateliers appears to go with some of the necessities felt for the aged ones in this phase of the life. All the elements of the group had cooperated of enthusiastic, participative form and cooperative in all ateliers and through the results we verify that the project had of fact positive impacts in the life of these aged ones, demonstrating the importance of the existence of this type of projects. This study it served, of certain form, to think and to rethink our current situation of aged and as these face its day-by-day.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14924
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
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Raquel Filipa Peixoto Capitao.pdf
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