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dc.contributor.advisorPacheco, José Augusto-
dc.contributor.authorOmar, Alice Abdala-
dc.date.accessioned2011-11-25T12:24:37Z-
dc.date.available2011-11-25T12:24:37Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/14592-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)por
dc.description.abstractOs estudos sobre a educação geográfica enfatizam o papel formativo e valorativo dos alunos quanto a necessidade de pensarem e participarem de forma consciente no espaço do qual fazem parte. A inclusão da disciplina na organização curricular contribui na aprendizagem significativa. Deste modo, pretendemos, com este estudo problematizar questões de aprendizagem e leccionação da disciplina de Geografia, na 10ª classe, em Moçambique, especificamente, no Município de Nampula. Além disso, pretende-se, por um lado, verificar até que ponto a articulação do programa, dos manuais e as práticas lectivas dos professores proporcionam uma aprendizagem significativa no âmbito da educação geográfica e, por outro, reflectir sobre a abordagem do ensino da geografia em função da sua importância curricular. Considerando o facto de tratar-se de um estudo de âmbito educacional, que privilegia as representações dos indivíduos implicados para o desenvolvimento deste estudo, optámos por realizar uma investigação de natureza qualitativa e exploratória, já que se trata de uma primeira aproximação à temática. O estudo abrangeu professores que leccionam a disciplina de Geografia da 10ª classe em quatro escolas secundárias do Município de Nampula (N=15). Deste grupo, foi seleccionada uma amostra (n=8). Os dados deste estudo sugerem que a articulação do programa, dos manuais e das práticas lectivas dos professores é pouco satisfatória para uma aprendizagem significativa da educação geográfica. Os factores que estão na base desta afirmação são: às condições de ensino/aprendizagem no contexto escolar; e as turmas numerosas; insuficiência de material didáctico e da organização do plano de estudo da disciplina, no que respeita a carga horária e à extensão do programa. Com estas análises do processo ensino/aprendizagem da Geografia, na 10ª classe, surge a necessidade de repensar a organização da disciplina no currículo escolar, considerando-se a sua viabilidade no contexto de implementação e, especialmente, um olhar reflexivo e crítico das práticas lectivas dos professores de Geografia.por
dc.description.abstractStudies on geographical education emphasize the formative role and students’ value in order to allow students to think and participate consciously in the space to which they belong. The inclusion of the discipline in the curriculum organization contributes to significant learning. Thus, we aim this study discusses issues of learning and teaching the discipline of geography in 10th grade, in Mozambique, with focus in Nampula city. Moreover, it is intended, firstly, to check how far the joint program, manuals and teaching practices of teachers provide meaningful learning in the context of geographic education and, secondly, to reflect on the approach to teaching geography according to their importance curriculum. Considering the fact that this is a study of the educational context, which privileges the representation of individuals involved in the development of this study, we chose to do a qualitative and exploratory research, since it is a first approach to the subject. The study included teachers who teach the discipline of Geography in 10th grade in four schools in the city of Nampula (N = 15). Of this group, a sample was drawn (n = 8). Data from this study suggest that the articulation of the program, manuals and teaching practices of teachers is unsatisfactory for a significant learning of geographical education. The factors underlying this statement are: teaching and learning conditions in school, and numerous classrooms, inadequate teaching materials and organization of the study plan of discipline in regard to the workload and the extent of the program. With this analysis of teaching and learning of geography in 10th grade, it become necessary to rethink the organization of the discipline in the school curriculum, considering its viability in the context of implementation and, especially, a reflective and critical look of classroom practices of geography teachers.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectProgramapor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectPrática dos professores de geografiapor
dc.subjectGeography teachingpor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectProgrampor
dc.subjectTextbookspor
dc.subjectTeachers’ practice of geographypor
dc.titleAnálise do ensino de geografia, na 10ª classe, em Moçambique, no âmbito do currículo e educação geográfica : uma abordagem centrada nas práticas de professores de geografia em quatro escolas secundárias da cidade de Nampulapor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc91:372.891por
dc.subject.udc372.891:91por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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