Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/14496

TitleNarrativa digital: uma abordagem multimodal na aprendizagem de inglês
Author(s)Jesus, Anabela Gomes de
Advisor(s)Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
Issue date2010
Abstract(s)A crescente importância da comunicação multimodal no contexto sócio-cultural e económico da nossa actualidade, representando novas formas de produção de significado que estão associadas a novas formas de interagir e comunicar, gera dinâmicas que suscitam grandes desafios ao sistema educativo. A narrativa digital tem surgido como uma mais-valia para o processo de ensino/aprendizagem. Com o propósito de compreender as potencialidades reais da narrativa digital, nomeadamente o seu impacte na aprendizagem e na satisfação e envolvimento dos alunos no processo, foi realizado um estudo de caso, ao longo do ano lectivo de 2009/ 2010, no qual os alunos de uma turma do 6º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Língua Estrangeira (Inglês), construíram as suas próprias narrativas digitais. O estudo teve como instrumentos de recolha de dados: uma ficha de identificação que caracteriza os participantes; um questionário que compila as percepções dos intervenientes relativamente à experiência de aprendizagem; uma entrevista de grupo que recolhe a opinião dos diferentes grupos sobre preferências na aprendizagem; uma grelha de avaliação das produções escritas realizadas; uma grelha de avaliação das diversas narrativas digitais elaboradas e as observações feitas e registadas no diário do investigador. Constatou-se, com base nos resultados obtidos, que a implementação da narrativa digital criou um contexto de aprendizagem mais favorável ao desenvolvimento da escrita em inglês, do que o contexto habitual, tendo os alunos desenvolvido competências comunicativas e tecnológicas. Esta experiência revelou-se bastante positiva na satisfação e envolvimento dos sujeitos na aprendizagem.
The growing importance of multimodal communication in our social, cultural and economic context, expressing new ways of producing meaning that are associated to new ways of interacting and communicating, engenders dynamics that raise great challenges to the educational system. Digital storytelling has emerged as a powerful teaching and learning methodology. However, there is not enough evidence to prove the mentioned educational benefits. Aiming to contribute to a deeper understanding of the real potential of the digital storytelling methodology, a study was designed. A class of 6th grade builds their own digital stories during the school year (2009/2010) in English. A case study was carried out. Several research instruments were developed for data gathering: a questionnaire that characterizes the participants, a questionnaire that collects the participants’ perceptions about the study; a focus group interview that gathers the participants’ opinions about preferences in the learning process; a grid to evaluate students´ written productions; a grid to evaluate the built digital stories and the observations made and noted down in the researcher’s diary. The results evidenced that the digital stories created a student-centred learning environment that is better suited to the development of the students’ writing skills than the regular learning environment. The learning experience has also strengthened students’ engagement and satisfaction in the learning process.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/14496
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado

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