Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14417

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTracana, Rosa Branca-
dc.contributor.authorFerreira, Cláudia-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2011-11-16T22:45:09Z-
dc.date.available2011-11-16T22:45:09Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.issn2177-9163-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/14417-
dc.description.abstractA gestão dos recursos naturais é uma das preocupações das sociedades contemporâneas devido à sua sobre exploração. Neste trabalho analisámos o tópico “Gestão de Recursos” nos manuais escolares de dez países Europeus, dois Africanos e um do Médio Oriente, desde o 1º ano de escolaridade até ao fim do secundário. Utilizou-se uma grelha de análise construída no âmbito do projecto europeu “BIOHEAD-CITIZEN”. Os resultados demonstraram que, no seu todo, os manuais escolares dão pouca atenção à necessidade de mudança de comportamentos (quer ao nível individual quer por parte da comunidade) perante a exploração dos recursos existentes, como também descuram a abordagem da sustentabilidade.por
dc.description.abstractThe management of natural resources is one of the concerns of contemporary societies due to its overexploitation. In this study we examined the theme "Resources Management" in textbooks of ten European countries, two African and one of the Middle East, since the first grade until the end of the secondary school. We used a grid of analysis built within the European project "BIOHEADCITIZEN”. The results showed that, as a whole, the textbooks give little attention to the need for behavior change (at both individual and community levels) facing the exploitation of existing resources, and also neglect the sustainability approach.por
dc.description.sponsorshipEuropean project FP6 “Biohead-Citizen” CIT2-CT-2004-506015 Projecto da FCT “Análise de manuais escolares” (PTDC/CED/65224/2006). CIEC - unidade de investigação 317 da FCT.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditorial Skepsis.orgpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/65224/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectGestão de recursospor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectMulticulturalidadepor
dc.titleAnálise do tema "gestão de recursos" em manuais de treze países, ao longo da escolaridadepor
dc.title.alternativeAnalysis of the topic "resource mangement" in textbooks of thirteen countries throughout the school gradeseng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.academiaskepsis.org/app/revista/educacao/538346brancatracana17581777.pdfpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage1758por
oaire.citationEndPage1777por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista Educação Skepsispor
oaire.citationVolume3por
sdum.journalRevista Educação Skepsispor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Skepsis_Gestao-de-Recursos.pdfArtigo172,14 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID