Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14362

TítuloContributos da escola para a inclusão digital
Autor(es)Silva, Bento Duarte
Pereira, Maria da Graça Caridade Barbosa
Palavras-chaveInclusão digital
Divisão digital
Literacia digital
Sociedade da Informação
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICE)
Digital inclusion
Digital division
Digital literacy
Information Society
Information and Communication Technologies (ICT), ICT in education
Data2011
EditoraUniversidade de Santiago de Compostela. Instituto de Ciencias da Educación
RevistaInnovación Educativa
Resumo(s)Este texto pretende analisar o contributo da escola para a inclusão digital, um tema fundamental uma vez que vivemos na era da Sociedade da Informação e Comunicação. Tendo em conta as estratégias de inclusão expressas em iniciativas institucionais que aliam tecnologia e educação, analisamos a relação dos jovens com as TIC, em particular com o computador/Internet, nas suas vivências diárias em contexto formal (escolar) e informal (familiar), expressa nos usos, competências e valorização dos meios na perspectiva da literacia digital. Foi considerada uma amostra de jovens de um agrupamento escolar do noroeste de Portugal, bem como do respectivo ambiente familiar em TIC. Os resultados indicam existir profundas desigualdades a nível do contexto da familiar e que, neste cenário assimétrico, a Escola temse assumido como factor de inclusão digital, possibilitando o acesso à Internet a jovens que, de outra forma, dificilmente teriam essa possibilidade.
The present text is an analysis of the school contributes for digital inclusion, a fundamental topic on the Information Society. Bearing in mind the inclusion political strategies linking technology to education, we analyzed the teenagers’ relation with ICT, in particular with the computer and the internet, either on a formal educational context as well as in their informal (family) uses, competences and value of the ICT in a perspective of digital literacy. We studied a group of teenagers of a northeast Portuguese school as well as the correspondent family group (parents). Research results show that there are deep differences in informal (family) context and that, in this particular group, school acts as a means of actual digital inclusion of a group of teenagers that otherwise would have great difficulties in internet and ICT access.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14362
ISSN1130-8656
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Contributos da Escola para a Inclusão Digital.pdf305,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID