Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14362

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Bento Duarte-
dc.contributor.authorPereira, Maria da Graça Caridade Barbosa-
dc.date.accessioned2011-11-15T17:39:52Z-
dc.date.available2011-11-15T17:39:52Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1130-8656-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/14362-
dc.description.abstractEste texto pretende analisar o contributo da escola para a inclusão digital, um tema fundamental uma vez que vivemos na era da Sociedade da Informação e Comunicação. Tendo em conta as estratégias de inclusão expressas em iniciativas institucionais que aliam tecnologia e educação, analisamos a relação dos jovens com as TIC, em particular com o computador/Internet, nas suas vivências diárias em contexto formal (escolar) e informal (familiar), expressa nos usos, competências e valorização dos meios na perspectiva da literacia digital. Foi considerada uma amostra de jovens de um agrupamento escolar do noroeste de Portugal, bem como do respectivo ambiente familiar em TIC. Os resultados indicam existir profundas desigualdades a nível do contexto da familiar e que, neste cenário assimétrico, a Escola temse assumido como factor de inclusão digital, possibilitando o acesso à Internet a jovens que, de outra forma, dificilmente teriam essa possibilidade.por
dc.description.abstractThe present text is an analysis of the school contributes for digital inclusion, a fundamental topic on the Information Society. Bearing in mind the inclusion political strategies linking technology to education, we analyzed the teenagers’ relation with ICT, in particular with the computer and the internet, either on a formal educational context as well as in their informal (family) uses, competences and value of the ICT in a perspective of digital literacy. We studied a group of teenagers of a northeast Portuguese school as well as the correspondent family group (parents). Research results show that there are deep differences in informal (family) context and that, in this particular group, school acts as a means of actual digital inclusion of a group of teenagers that otherwise would have great difficulties in internet and ICT access.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Santiago de Compostela. Instituto de Ciencias da Educaciónpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectDivisão digitalpor
dc.subjectLiteracia digitalpor
dc.subjectSociedade da Informaçãopor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICE)por
dc.subjectDigital inclusionpor
dc.subjectDigital divisionpor
dc.subjectDigital literacypor
dc.subjectInformation Societypor
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICT), ICT in educationpor
dc.titleContributos da escola para a inclusão digitalpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage223por
oaire.citationEndPage233por
oaire.citationConferencePlaceVigopor
oaire.citationTitleInnovación Educativapor
oaire.citationVolume21por
sdum.journalInnovación Educativapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Contributos da Escola para a Inclusão Digital.pdf305,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID