Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14029

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOsório, António José-
dc.contributor.authorFerreira, Paula Alexandra de Oliveira Ribeiro-
dc.date.accessioned2011-10-26T11:22:45Z-
dc.date.available2011-10-26T11:22:45Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/14029-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.description.abstractAs investigações realizadas no âmbito da utilização das tecnologias em contexto educativo têm proliferado de uma forma muito significativa, nas últimas décadas. Numerosos estudos têm revelado as potencialidades das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, por um lado, e a necessidade de preparar as crianças para uma sociedade em constante devir, através do desenvolvimento das suas capacidades de auto-aprendizagem, por outro. Tendo por base que a acção é motor para a construção do conhecimento, propusemo-nos estudar o potencial do Squeak, enquanto ferramenta de programação destinada a ajudar as crianças a aprender criando. Assim, este trabalho foi desenvolvido no sentido de identificar as características do Squeak que podem contribuir para a construção de conhecimento. Este estudo qualitativo foi realizado com uma turma de 21 crianças que frequentavam o 3.º e 4.º anos de escolaridade, numa escola particular. Pretendeu-se que os alunos criassem os seus próprios projectos, tentando perceber, a partir do desenvolvimento de tais trabalhos, a emersão de conhecimentos. A recolha de dados foi feita a partir de três fontes: a observação directa e notas de campo, os trabalhos produzidos pelos alunos e as entrevistas realizadas. Atendendo ao carácter qualitativo da metodologia adoptada, a análise dos dados foi descritiva e interpretativa. Apurou-se que as experiências com Squeak contribuem para a criação de condições de aprendizagem, através de actividades que conduzem à construção do conhecimento porque integram e potenciam um conjunto de condições que correspondem a critérios de qualidade para a construção de projectos educativos sustentados em abordagens sócio-construtivistas.por
dc.description.abstractThe researches made in the educational environment’s applied technologies area have grown in a very significant way in the past few decades. Many studies have shown, one the one hand, the potentialities of the teachinglearning process, and on the other hand, the necessities to prepare children for society´s constant change, through a perception of their capabilities and selflearning. Having as a principle that action is the motor for the knowledge’s construction, we came to study the potential of Squeak while programming tool destined to help children learning through creation. So, this work was developed regarding the aim of identifying Squeak’s characteristics that can contribute to the knowledge’s construction. This qualitative study was accomplished with a class of 21 children that were ongoing the 3rd and 4th school years in a private institution. We intended for students to create their own projects trying to understand, through the development of those works, the emersion of those knowledges. The data was collected from three sources: the direct observation and field notes, the works produced by the students and interviews. Regarding the qualitative side of the adopted methodology, the analyses of the data was described and interpreted. It was concluded that the Squeak´s experiences contribute to the creation of learning conditions, through the activities that conduce to the knowledge’s construction because they potentiate and are part of a group of conditions that correspond to quality’s criteria for the construction of educational projects sustained in socio-constructive approaches.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleDesenvolvimento de projectos em Squeak e construção do conhecimento em alunos do 1.º Ciclopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc371.68por
dc.subject.udc681.324por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf1,96 MBAdobe PDFVer/Abrir
anexos.zip12,61 MBUnknownVer/Abrir
Projectos.zip162,61 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID