Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13871

TítuloCaracterísticas e potencialidades de modelos de interacções online aplicados a fóruns
Autor(es)Freitas, Irina Isabel Fraga de
Orientador(es)Gomes, Maria João
Data2010
Resumo(s)A evolução tecnológica, particularmente no que se refere às redes digitais de comunicações, tem levado ao surgimento de novos ambientes de aprendizagem, que implicam novas formas de interagir, bem como novas práticas colaborativas. Os interfaces online de comunicação e interacção, como os fóruns electrónicos, são cada vez mais, utilizados em contextos educativos, dando origem a preocupações quanto à forma como podemos analisar e avaliar as participações nos mesmos. Julgamos que essa questão faz todo o sentido, pois consideramos que ao aplicar um fórum, em contexto educativo, é também do interesse do professor saber como proceder à análise das interacções aí ocorridas. Esses dados poderão, inclusivamente, serem utilizados na avaliação dos alunos. Deste modo, interrogamonos: como é que essa análise pode ser feita? Que modelos de análise podem ser aplicados? Assim, desenvolvemos um estudo em torno da seguinte questão: Quais as principais características e potencialidades dos modelos de análise de interacções online em fóruns electrónicos? Em articulação com a nossa questão de investigação, propusemo-nos atingir os seguintes objectivos: (i) Identificar e discutir metodologias já existentes de análises de interacções em fóruns electrónicos; (ii) Dinamizar um fórum de discussão num contexto escolar enquadrado na prática profissional da investigadora, (iii) Analisar as interacções desenvolvidas com base no fórum de discussão dinamizado pela investigadora à luz de duas abordagens distintas, previamente identificadas na literatura. O estudo desenvolveu-se numa perspectiva descritiva e exploratória, centrando-se na identificação e caracterização de diversos modelos de análise de interacção online e na aplicação de dois desses modelos à análise de um fórum electrónico dinamizado ao nível de uma turma do 8º ano de escolaridade da Escola EB 2, 3 de Prado, no contexto das disciplinas de Ciências Físico-Químicas e Área de Projecto. Com este estudo verificamos a existência de vários modelos de análise de interacção em fóruns electrónicos e procedemos à aplicação de dois desses modelos na análise do fórum de discussão por nós promovido, discutindo as suas fragilidades e virtualidades dentro dos limites do estudo.
Technological developments, particularly in the area of digital communications networks, have led to the emergence of new learning environments which involve new ways of interacting and collaborating. Online interfaces for communication and interaction, such as electronic forums, are increasingly used in educational settings, causing concerns as to how we should analyze and evaluate student contributions to educational electronic forums. Using electronic forums as an educational resource and a learning strategy implies that we, as teachers, know how to analyze and evaluate their contributions. This concern led us to the need to answer several questions: What models of analysis can be applied to online discussion forums? What are the main features and capabilities of such models? These are the main questions of our study that inspire us to achieve the following objectives: (i) identify and discuss existing methodologies for analysis of interactions in electronic forums, (ii) stimulate a discussion forum in school and (iii) analyze the interactions on that forum in the light of two different models, previously identified in the literature. The study adopted a descriptive and exploratory approach, focusing on the identification and characterization of several models of analysis of online interaction and on the implementation of these two models to the analysis of an electronic forum promoted in the context of the disciplines of Physical and Chemical Sciences and Student Projects. This study verified and discusses the existence of various models of analysis of interaction in electronic forums, applies two of these models to the analysis of the discussion forum promoted by the researcher, and discusses the problems and potential of those models within the limits of the study.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13871
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf
Acesso restrito!
1,94 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID