Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13871
Título: | Características e potencialidades de modelos de interacções online aplicados a fóruns |
Autor(es): | Freitas, Irina Isabel Fraga de |
Orientador(es): | Gomes, Maria João |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | A evolução tecnológica, particularmente no que se refere às redes digitais de comunicações, tem
levado ao surgimento de novos ambientes de aprendizagem, que implicam novas formas de
interagir, bem como novas práticas colaborativas.
Os interfaces online de comunicação e interacção, como os fóruns electrónicos, são cada vez
mais, utilizados em contextos educativos, dando origem a preocupações quanto à forma como
podemos analisar e avaliar as participações nos mesmos. Julgamos que essa questão faz todo o
sentido, pois consideramos que ao aplicar um fórum, em contexto educativo, é também do
interesse do professor saber como proceder à análise das interacções aí ocorridas. Esses dados
poderão, inclusivamente, serem utilizados na avaliação dos alunos. Deste modo, interrogamonos:
como é que essa análise pode ser feita? Que modelos de análise podem ser aplicados?
Assim, desenvolvemos um estudo em torno da seguinte questão: Quais as principais
características e potencialidades dos modelos de análise de interacções online em fóruns
electrónicos?
Em articulação com a nossa questão de investigação, propusemo-nos atingir os seguintes
objectivos: (i) Identificar e discutir metodologias já existentes de análises de interacções em
fóruns electrónicos; (ii) Dinamizar um fórum de discussão num contexto escolar enquadrado na
prática profissional da investigadora, (iii) Analisar as interacções desenvolvidas com base no
fórum de discussão dinamizado pela investigadora à luz de duas abordagens distintas,
previamente identificadas na literatura.
O estudo desenvolveu-se numa perspectiva descritiva e exploratória, centrando-se na
identificação e caracterização de diversos modelos de análise de interacção online e na
aplicação de dois desses modelos à análise de um fórum electrónico dinamizado ao nível de
uma turma do 8º ano de escolaridade da Escola EB 2, 3 de Prado, no contexto das disciplinas de
Ciências Físico-Químicas e Área de Projecto.
Com este estudo verificamos a existência de vários modelos de análise de interacção em fóruns
electrónicos e procedemos à aplicação de dois desses modelos na análise do fórum de
discussão por nós promovido, discutindo as suas fragilidades e virtualidades dentro dos limites
do estudo. Technological developments, particularly in the area of digital communications networks, have led to the emergence of new learning environments which involve new ways of interacting and collaborating. Online interfaces for communication and interaction, such as electronic forums, are increasingly used in educational settings, causing concerns as to how we should analyze and evaluate student contributions to educational electronic forums. Using electronic forums as an educational resource and a learning strategy implies that we, as teachers, know how to analyze and evaluate their contributions. This concern led us to the need to answer several questions: What models of analysis can be applied to online discussion forums? What are the main features and capabilities of such models? These are the main questions of our study that inspire us to achieve the following objectives: (i) identify and discuss existing methodologies for analysis of interactions in electronic forums, (ii) stimulate a discussion forum in school and (iii) analyze the interactions on that forum in the light of two different models, previously identified in the literature. The study adopted a descriptive and exploratory approach, focusing on the identification and characterization of several models of analysis of online interaction and on the implementation of these two models to the analysis of an electronic forum promoted in the context of the disciplines of Physical and Chemical Sciences and Student Projects. This study verified and discusses the existence of various models of analysis of interaction in electronic forums, applies two of these models to the analysis of the discussion forum promoted by the researcher, and discusses the problems and potential of those models within the limits of the study. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13871 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese.pdf Acesso restrito! | 1,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |