Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/1338

TítuloModelo espacial de avaliação do uso do solo em ambiente SIG: o caso da localização industrial
Autor(es)Soares, Maria Elisabete Santos
Ramos, Rui A. R.
Mendes, José F. G.
Palavras-chaveUso do solo
SIG
Localização industrial
DataMai-2004
CitaçãoJORNADAS DE ENGENHARIA TOPOGRÁFICA, 2, Guarda, 2004 – “A Geoinformação na rota do desenvolvimento”. [S.l. : s.n., 2004].
Resumo(s)O planeamento do território, no qual se insere a localização industrial, obedece a um processo de classificação do uso do solo. Este diferencia o espaço territorial para um determinado tempo de vigência, devidamente regulamentado, possibilitando controlar as intervenções sobre o território. A localização de novas unidades industriais no território assume grande importância, quer do ponto de vista da sua estruturação, quer do ponto de vista do impacto ambiental causado. Assim, a escolha da sua localização deverá harmonizar diversos factores relativos às características físicas, políticas e sócio-económicas de uma dada região, de forma a conciliar os interesses dos investidores com os de uma gestão adequada do uso do solo. A apreciação da aptidão do uso do solo, quer qualitativa quer quantitativa, para a localização de novas indústrias, envolve a selecção e avaliação de um conjunto de critérios associados à decisão em causa. O modelo espacial de avaliação do Uso do Solo desenvolvido, e aqui apresentado, considera na sua formulação a perspectiva dos empresários industriais e do ordenamento do território permitindo desenvolver mapas de aptidão para um território em análise. O modelo espacial é implementado em ambiente SIG o que permite modelar e visualizar a contribuição de cada critério no processo de decisão e possibilita a identificação das áreas mais aptas para o uso industrial por comparação das diferentes alternativas espaciais existentes. O facto do modelo ser implementado em ambiente SIG torna fácil qualquer reavaliação da aptidão do território devido a alterações que impliquem variações na importância relativa dos critérios avaliados para o território em análise. A metodologia apresentada permite ainda que se obtenham diferentes mapas de acordo com diferentes estratégias associadas ao processo de decisão, alterando a importância relativa dos critérios, fazendo variar a trade-off entre critérios ou admitindo diferentes tipos de atitude perante o risco associado à decisão. Será ainda apresentado um Caso de Estudo aplicado ao município de Vieira do Minho que permitirá validar a metodologia apresentada, bem como identificar as suas potencialidades.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/1338
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-PT - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JornadasEngTopog2004_21.pdf1,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID