Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12306

TítuloAudiovideografia e aprendizagem : um estudo de caso com alunos do 6º ano do Ensino Básico, em Área de Projecto
Autor(es)Costa, Ângela Manuela Pereira
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
DataJan-2011
Resumo(s)A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação ocupa um lugar cada vez mais importante nas nossas vidas, nas nossas escolas. Os nossos alunos vivem rodeados de sons e imagens onde a tecnologia se encontra presente. A escola, como espaço de construção de saberes, tem de assumir cada vez mais um papel onde os meios tecnológicos estejam integrados contribuindo para o enriquecimento do ensino. Conscientes deste facto e sabendo que o ensino e a aprendizagem devem cada vez mais assentar em processos activos e participativos, incentivando o aluno à descoberta e à construção do próprio saber, desenvolvendo a criatividade e os hábitos de pesquisa, análise e reflexão, não podíamos pensar num estudo que não estivesse inserido fundamentalmente nestes pressupostos. Assim sendo, pretendemos com este estudo verificar até que ponto a audiovideografia (realização de vídeos pelos alunos, passando por todas as fases de concepção produção e realização) pode ser mediadora de novas formas de aprendizagem. Procurámos concretizar um processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno como construtor de seu próprio conhecimento. O estudo envolveu uma turma de 27 alunos do 6º ano de escolaridade e enquadrou-se num paradigma qualitativo recorrendo, metodologicamente, ao estudo de caso em ambiente de investigação-acção crítica. O estudo desenvolveu-se na área curricular não disciplinar de Área de Projecto, tendo como instrumentos de recolha de dados: questionário sócio-demográfico e de perfil tecnológico, registo de notas de observação participante, questionário de opinião e grelha de análise dos videogramas. Através da análise dos dados, concluímos que a videografia, além de uma actividade de lazer e entretenimento é uma actividade no processo ensino-aprendizagem de grande potencial educacional promovendo estratégias em que a interacção, a aprendizagem de conteúdos, o desenvolvimento da autonomia e o prazer de aprender colaborativamente são realidades possíveis.
The use of information and communication Technologies has a central place in our life and in our schools. Our students live surrounded by sounds and pictures and technology is all around us. School as a space of learning construction has to assume an active role more and more each day, where technological means can be integrated. Technologies will help to improve education. Baring in mind this fact and knowing that education should settle in an active process leading the student to discover and build up his own knowledge, developing his creativity, ways of research, analysis and reflexion, we could only think of a study that was based in these assumptions. Therefore, with this study, it is our aim to verify the extent to which audiovideografia (the production of video by students, through all phases of design, production and promotion) may be mediating new ways of learning. We seek to attain a learning process centered in the student as builder of its own knowledge. For that purpose, this study project involved a group of students from 6th grade and it was framed in a qualitative paradigm, using methodologically, for the case study, an environment of critical research. This study project was developed in the “Área Curricular Não disciplinar de Área de Projecto”, having as instruments of data collection: socio-demographic questionnaires and technological profile, recording notes of participant observation, personal survey and a chart analysis of the videogram. Analyzing the data, we can conclude that videography is not only a leisure and entertainment activity but also an activity of great educational potential in the learning process. It can promote strategies in which interaction, learning contents, development of autonomy and pleasure of learning can work together and become possible realities.
TipoDissertação de mestrado
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12306
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ângela Manuela Pereira Costa.pdf
Acesso restrito!
2,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID