Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12256
Título: | Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade |
Autor(es): | Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha |
Orientador(es): | Oliveira, Lia Raquel |
Data: | Jan-2011 |
Resumo(s): | A criação, por adolescentes, de pequenos filmes (audiovideografia), sobre si próprios e
sobre o seu mundo, contribui para a construção e afirmação da sua identidade de forma
positiva? Entendendo a consciência e afirmação da identidade como um factor positivo, ou seja,
de impulsionador da auto-estima e do bem-estar pessoal, colocamos a hipótese de que tal
conduza a um estado de predisposição e motivação para a aprendizagem e para vivências
gratificantes da escolaridade.
Para procurar resposta para esta questão concebeu-se um estudo de caso de natureza
qualitativa durante o qual um grupo de alunos, de duas turmas do 6º ano de escolaridade, usou
as tecnologias vídeo numa experiência de relato autobiográfico. Tivemos como objectivos:
contribuir para uma consciencialização dos alunos relativamente à sua identidade, sensibilizando
para as identidades alheias; motivar os alunos para uma vivência positiva da escolaridade,
fomentando o seu desejo de aprender e o seu empenhamento nas actividades; proporcionar
uma aproximação das linguagens usadas na escola às linguagens usadas fora da escola;
promover a cidadania, através da aprendizagem da linguagem audiovisual.
Verificamos que a escola passou a ser, para estes jovens, um espaço mais agradável,
gratificante e de aprendizagem auto-motivada e que se desencadeou um processo de reflexão
que contribuiu para a construção/afirmação da identidade ajudando a ultrapassar dificuldades
de aprendizagem ligadas a um baixo auto-conceito. Does creation of short films (audiovideography) by teenagers, about themselves and about their world, contribute to the construction and affirmation of their identity in a positive way? Understanding consciousness and affirmation of identity as a positive factor, i.e. booster of selfesteem and personal well-being, we believe that this leads to a state of willingness and motivation to learn and to live rewarding experiences of schooling. To find the answer to this question we created a qualitative case study where a group of students, from two classes of 6th grade, used video technologies on an experience of autobiographical report. Our goal: contribute to an students’ awareness regarding their identity and raising awareness of the identities of others; motivate students to a positive experience of schooling, fostering their desire to learn and their engagement in activities; provide an approximation of the languages used at the school to the languages used outside the school, promoting citizenship through the learning of audiovisual language. We found that the school has become a more enjoyable, rewarding and self-motivated learning experience for these young people and that it triggered a thought process that contributed to the construction/affirmation of their identity by helping them to overcome learning difficulties related to low self-concept. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12256 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria José Rodrigues da Cunha Ferreira.pdf | 17,93 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |