Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12060

TítuloPercursos e expectativas de estudantes universitários: estudo com alunos do 1º ano da Universidade do Minho
Autor(es)Almeida, Leandro S.
Gonçalves, Albertino
Salgueira, Ana Paula
Soares, Ana Paula
Machado, José Cunha
Palavras-chaveEnsino superior
Sucesso académico
Data2005
EditoraUniversidade dos Açores
CitaçãoMEDEIROS, Teresa ; PEIXOTO, Ermelindo, orgs. – “Desenvolvimento e aprendizagem : do Ensino Secundário ao Ensino Superior : actas Conferência Internacional Desenvolvimento e aprendizagem …, Ponta Delgada, Açores, 2005. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. ISBN 972-8612-23-0. p. 237-251.
Resumo(s)No âmbito de um projecto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian sobre a integração e o sucesso académicos dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior, recolheu-se informação junto de 1768 alunos que, em Setembro de 2002, procederam à sua inscrição nalgum dos 47 cursos de licenciatura da Universidade do Minho. Nesta comunicação centrar-nos-emos, apenas, na análise das relações entre as expectativas de envolvimento académico tal como avaliadas pelo QEA (Soares & Almeida, 2001) e algumas variáveis de caracterização sócio-demográfica e do percurso escolar anterior dos alunos. Os resultados obtidos nas cinco dimensões das expectativas de envolvimento académico (curso, instituição, carreira, relacionamento interpessoal e utilização de recursos) revelam diferenças estatisticamente significativas quando consideramos o género e o estatuto de residência (ser ou não deslocado) dos alunos, assim como, a nota de candidatura e a área de cursos frequentada. Contrariamente àquilo que era esperado, não se registaram diferenças no tipo de expectativas almejadas pelos alunos aquando da sua entrada na Universidade, em função do grau de correspondência entre as suas preferências vocacionais e o curso-instituição em que actualmente se encontram.
As part of a project on academic success and adjustment of first year college students (funded by the Calouste Gulbenkian Foundation), the academic involvement expectancies-of 1768 students were assessed On September, 2002) as they entered University for the first time. This study deals specifically with the analysis of relationships between expectations regarding academic involvement as assessed by the QEA questionnaire (Soares & Almeida, 2001) in the following dimensions: course, institutional, vocational, interpersonal and resource availability and use. Some demographic and other variables related to the high school experience of participating students were also taken into consideration. Results obtained on the five dimensions previously mentioned show some statistically significant differences. These differences appear essentially when we consider student's gender and place of residence, as measured in distance from campus. Differences were also found whenever major area and student grade point entry average were both considered. Contrary to expectation, no statistical differences were found in students' expectancies regarding vocational and career issues. That is, there was no relationship between career choice, as indicated initially, and major area at the University.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12060
ISBN972-8612-23-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
CIPsi - Livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Almeida, Gonçalves, Salgueira, Soares & Machado, 2005.pdf6,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID