Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11889

TítuloConcepção, avaliação e dinamização de um portal educacional de webQuests em língua portuguesa
Autor(es)Bottentuit Junior, João Batista
Orientador(es)Coutinho, Clara Pereira
Data10-Jan-2011
Resumo(s)Nesta investigação apresentamos o processo de concepção, avaliação e dinamização de um portal educacional dedicado à temática WebQuest. O portal foi desenvolvido com o intuito de criar um espaço para a divulgação da estratégia pedagógica a toda a comunidade educativa lusófona interessada em conhecer, utilizar, partilhar experiências e investigar sobre a referida temática. A investigação levada a cabo enquadra-se num modelo metodológico designado na literatura por developmental research, dado que se pretendia estudar o processo de concepção, avaliação e refinamento de um protótipo Web que tomou o formato de um portal temático e se constituiu como o objecto de estudo na presente dissertação. Para efeito do trabalho de campo foram desenvolvidos um conjunto de estudos parcelares organizados em torno das fases de desenvolvimento do protótipo – levantamento de necessidades, concepção, avaliação e dinamização – e que envolveram o recurso a métodos quantitativos e qualitativos como sejam a análise documental, a análise da usabilidade, o estudo de caso, o inquérito por questionário e/ou entrevista. A experiência em análise permitiu dar conta da necessidade de um processo cíclico em espiral e participado no desenvolvimento do protótipo. Por um lado, a necessidade de realizar uma revisão de literatura suficientemente abrangente e profunda para dar sustentação teórica à implementação de um ambiente Web que se desejava adaptado às necessidades do público-alvo, capaz de responder a algumas das questões do ensino, nomeadamente sobre o potencial da utilização de um portal temático na configuração de uma prática docente renovada, e, por outro, que fosse consistente em termos de usabilidade e qualidade dos conteúdos disponibilizados. Os resultados obtidos permitem concluir que o portal criado responde, de facto, a muitas das necessidades sentidas pelos docentes das nossas escolas que querem inovar as suas práticas mas que nem sempre encontram conteúdos digitais de qualidade, no nosso caso concreto WebQuests avaliadas, comentadas e catalogadas em função das áreas científicas e níveis de escolaridade. Verificámos que o ambiente conseguiu atrair um número crescente de visitantes de mais de 100 (cem) países ao longo dos 12 (doze) meses em que decorreu a análise da sua permanência online, mas que isso significou um grande investimento em termos de gestão do ambiente que se concretizou em 12 (doze) actualizações que implicaram a inclusão de novos conteúdos e, também, dos comentários e documentos enviados pelos visitantes, que assim contribuíram para tornar o ambiente mais rico e partilhado. No entanto, se é verdade que sempre idealizámos conseguir criar em torno do nosso portal temático uma comunidade de utilizadores empenhados na divulgação e partilha de experiências educativas, a resposta obtida no estudo não é muito animadora. Sentimos que foi desenvolvido um processo de e-moderação empenhado e intenso, mas que isso não foi suficiente para conseguir criar uma verdadeira comunidade virtual de aprendizagem, no sentido de conseguir que os membros entendessem o portal não apenas como um espaço de disponibilização de conteúdos, mas sobretudo como um ambiente propício à partilha e construção do conhecimento na rede. As limitações encontradas no estudo são as pistas que deixamos para quem quiser prosseguir investigação na área.
In this investigation we present the design process, evaluation and dynamization of an educational portal dedicated to the theme WebQuests. The portal was developed with the aim of creating a space for dissemination of the teaching strategies to the whole Lusophone educational community interested in learning, using, sharing experiences and investigating on that issue. The research was carried out regarding a methodological model known in literature as developmental research, as it was intended to study the process of design, evaluation and refinement of a prototype that took the Web format of a thematic portal and constituted the object of study in this dissertation. For the purpose of the fieldwork a series of partial studies were organized around the phases of the prototype development – needs assessment, design, evaluation and dynamization – that involved the use of quantitative and qualitative methods such as documental analysis, usability analysis, case study, the investigation by questionnaire and / or interview. The experience in analysis allowed us to realize the need for a cyclical process in spiral and participate in the development of the prototype. Firstly, the need to conduct a review of literature broad enough, as well as deep, to sustain theoretical implementation of a web environment that is tailored to the desired needs of the audience, able to answer some of educational issues, particularly the ones regarding the potential use of a thematic portal in the configuration of a renewed teaching practice, and secondly, that could be consistent in terms of usability and quality of available contents. The results showed that the portal created responds, in fact, to many of the needs felt by the teachers of our schools that want to innovate their practices, but not always find qualified digital content. In our study: the WebQuests were evaluated, commented and cataloged according to the scientific areas and educational levels. We found that the environment managed to attract an increasing number of visitors from over 100 (hundred) countries over 12 (twelve) months which has followed the analysis of its online remaining time, but that meant a large investment in terms of environmental management which has resulted in twelve (12) updates involving the inclusion of new content and also comments and documents submitted by visitors that contributed in making the environment richer and better shared. However, if it is true that creating a community means having engaged users in disseminating and sharing educational experiences, the outcome of this study is not very encouraging. We felt that a committed and intense process of e-moderation was developed, but it was not enough to be able to create a true virtual community of learning in order to get members to see the portal not only as a space for making content available, but mainly as a propitious environment to sharing and building knowledge on the network. The limitations found in this study are clues that we left for the ones who want to pursue research in the area.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo do conhecimento em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11889
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf11,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID