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https://hdl.handle.net/1822/11836
Título: | Percepção de professores de 15 países sobre saúde e educação para a saúde |
Autor(es): | Carvalho, Graça Simões de Pironom, J. Jourdan, Didier Berger, Dominique |
Palavras-chave: | Educação para a Saúde Concepções de professores Multiculturalidade Modelos de saúde |
Data: | 2010 |
Editora: | Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação |
Citação: | Psicologia e Educação. ISSN 1645-6084. 9:nº especial (2010) 113-114. |
Resumo(s): | A Educação para a saúde em meio escolar tem vindo a ser implementada através de uma diversidade de estratégias, dependendo do conceito de saúde e de educação para a saúde. Tradicionalmente, tem-se preocupado em fornecer essencialmente conhecimentos científicos, assumindo que uma pessoa saudável é aquela que tem todos os seus órgãos em bom funcionamento. Em contraste com esta perspectiva enquadrada no modelo biomédico (M-B), tem-se vindo a consolidar o modelo biopsicosocial (M-BPS) que engloba uma perspectiva holística da saúde. Neste estudo analisamos e comparamos as concepções dos professores de 15 países sobre a saúde e a educação para a saúde. Diferem geográfica e socio-culturalmente, sendo 3 do norte da Europa (Finlândia, Estónia e Hungria), 5 do Sul (Portugal, França, Itália, Roménia e Chipre), 3 do Norte de África (Marrocos, Argélia e Tunísia), 2 de África Subsaariana, 1 do Próximo Oriente (Líbano) e um da América do Sul (Brasil). Em cada país aplicou-se o questionário do projecto BIOHEAD-CITIZEN a 6 amostras (professores em exercício e futuros professores do Ensino Primário, de Biologia e de Língua Nacional) num total de 6001 respondentes. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os países, sendo que os professores da Tunísia são os que têm concepções mais M-B, e os da Finlândia mais M-BPS. A regressão logística mostrou haver uma associação preferencial de grupos (países, religião, grupo de docência e nível de formação) quer à visão B-M quer à M-BPS. Estes resultados podem ajudar a explicar as diferenças em educação para a saúde encontrada entre países. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11836 |
ISSN: | 1645-6084 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) DCILM - Revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Psi&Edu_Profs15paises.pdf | Sumário | 450,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |