Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11788

TítuloO paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal.
Autor(es)Lima, Licínio C.
Data1997
RevistaRevista Brasileira de Educação
Citação"Revista Brasileira de Educação". ISSN 1413-2478. 4 (Jan./Fev./Mar./Abr.1997) 43-59.
Resumo(s)Tendências em termos de políticas sociais e de educação, especialmente presentes nos países centrais a partir do início da década de oitenta e objeto de processos de globalização e de recontextualização noutros países, como Portugal, apontam para o que aqui designo de educação contábil. Trata-se de uma constelação de elementos diversos, tais como a privatização e a desregulação, o mercado educacional e as políticas de livre escolha, a avaliação institucional, o controle da qualidade e a aferição da eficácia nas organizações educativas, entre outros. Estas perspectivas gerencialistas e neocientíficas e a defesa da adoção por parte das escolas de ensino superior em Portugal, designadamente das universidades, de modos de organização e gestão considerados típicos dos setores privados e produtivos são analisados criticamente à luz da democratização da educação universitária enquanto parte integrante do domínio público.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11788
ISSN1413-2478
e-ISSN1809-449X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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