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dc.contributor.authorLima, Licínio C.-
dc.date.accessioned2011-02-23T11:51:55Z-
dc.date.available2011-02-23T11:51:55Z-
dc.date.issued1997-
dc.identifier.citation"Revista Brasileira de Educação". ISSN 1413-2478. 4 (Jan./Fev./Mar./Abr.1997) 43-59.por
dc.identifier.issn1413-2478por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11788-
dc.description.abstractTendências em termos de políticas sociais e de educação, especialmente presentes nos países centrais a partir do início da década de oitenta e objeto de processos de globalização e de recontextualização noutros países, como Portugal, apontam para o que aqui designo de educação contábil. Trata-se de uma constelação de elementos diversos, tais como a privatização e a desregulação, o mercado educacional e as políticas de livre escolha, a avaliação institucional, o controle da qualidade e a aferição da eficácia nas organizações educativas, entre outros. Estas perspectivas gerencialistas e neocientíficas e a defesa da adoção por parte das escolas de ensino superior em Portugal, designadamente das universidades, de modos de organização e gestão considerados típicos dos setores privados e produtivos são analisados criticamente à luz da democratização da educação universitária enquanto parte integrante do domínio público.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleO paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal.por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage43por
oaire.citationEndPage59por
oaire.citationConferencePlaceRio de Janeiro, Brasil.por
oaire.citationTitleRevista Brasileira de Educaçãopor
dc.identifier.eissn1809-449X-
sdum.journalRevista Brasileira de Educaçãopor
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