Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11205
Título: | Saúde e rendimento académico nos estudantes da Universidade do Minho: percepção de áreas problemáticas |
Autor(es): | Elias, Ana Azevedo, Vanessa Maia, Ângela |
Palavras-chave: | Estudantes Saúde |
Data: | 2009 |
Citação: | CONGRESSO SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, 4, Porto, Portugal, 2009 – “Congresso Saúde e Qualidade de Vida”. [Porto : Escola Superior de Enfermagem, 2009]. p. 292-302. |
Resumo(s): | O principal objectivo deste estudo consistiu na identificação/caracterização das principais preocupações/áreas de saúde percepcionadas pelos estudantes da Universidade do Minho como interferindo na sua adaptação e rendimento escolar. Este estudo foi realizado com 139 participantes, estudantes universitários das Licenciaturas em Medicina, Educação e Engenharia, a frequentar o segundo, o quarto e o quinto anos. Foi utilizado o inquérito “Estilos de Vida, Saúde/Doença, Bem‐Estar e Qualidade de Vida” (Elias, Azevedo & Maia, 2008), formado por vinte e três itens que cobrem dimensões como o stress, dores de cabeça, dificuldades com o sono e a alimentação, doença crónica, entre outros. Após a recolha, os dados foram analisados recorrendo ao programa estatístico SPSS 14.0 for Windows. Os resultados evidenciam que as áreas nas quais os estudantes sentem mais dificuldades são o stress e a ansiedade (associadas à gestão do tempo e a apresentações em público) e as dores de cabeça. Os participantes revelaram ainda dificuldades ao nível da gestão da alimentação, do padrão de sono e da adopção e manutenção de estilos de vida saudáveis. Em contraponto, o consumo de substâncias, a sexualidade e a doença crónica não são áreas percepcionadas como problemáticas. Estes resultados indicam importantes pistas de acção e intervenção no contexto universitário que suportam a pertinência de oferecer serviços de apoio psicológico e desenvolver actividades com vista à promoção da saúde, numa perspectiva preventiva, com o objectivo de responder às necessidades manifestadas pelos estudantes e assim contribuir para o sucesso da sua integração e realização académica. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11205 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo saúde e rendimento académico em estudantes da univ Minho.pdf | artigo saúde e rendimento académico em estudantes da universidade do minho | 84,76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |